Share Button
dsc_0199-1

Foto: Divulgação/ Santa Luz FM

Visando democratizar a informação e contribuir para a construção do pensamento crítico dos cidadãos e cidadãs de Santa Luz, a Associação de Radiodifusão Comunitária Santa Luz FM – 104.9, encerrou na manhã desta Sexta–Feira (23), a série de entrevistas com candidatos a prefeitos e prefeita de Santa Luz. De acordo com Gessivaldo Dias de Jesus, diretor de programação da rádio “a ideia foi mais uma vez, a exemplo de 2012, possibilitar que o eleitorado luzense tivesse a oportunidade de avaliar de forma democrática e com igualdade, as propostas de cada candidato e candidata ao governo municipal para os próximos quatro anos”.

Segundo Edisvânio Nascimento que é o Diretor Executivo e assessor do departamento de programação e jornalismo da rádio, os critérios e regras foram definidas em reunião realizada no dia 29 de Agosto, entre a emissora e as assessorias dos candidatos Robson Sena da Coligação: Renova Santa Luz – PT – PCdoB e PHS; Quitéria Carneiro Araujo, Coligação É a vontade do povo – PSD – PP – PDT e Joelcio Martins da Silva da Coligação Renasce a esperança – PMDB – PRB – PPS – DEM – PSB e PV.

Ainda de acordo com a rádio o candidato Joelcio Martins do PMDB, não compareceu à entrevista, mas seguindo o exemplo da primeira entrevista, encaminhou comunicado na manhã desta sexta-feira, justificando a sua ausência.

Confira o comunicado

Com a ausência do candidato, a rádio manteve a sua programação voltada para o tema, conforme determinam as regras e critérios e assim, o tratamento foi dado igualmente para todos os candidatos e coligações.

A Santa Luz FM informa ainda que a proposta de realizar sabatinas e debates com candidatos é de proporcionar à Santa Luz refletir a respeito das propostas de cada candidato ou candidata. Para este ano, foram selecionados 20 temas a serem discutidos: Educação; Saúde; Saneamento básico; Geração de Emprego e Renda; Segurança pública; Acessibilidade; Meio ambiente; 3º Setor (Cooperativismo/Associações comunitárias); Agricultura familiar; Extrativismo mineral / trabalhadores das pedreiras; Cultura, Esporte e lazer; Políticas de cidade (Plano diretor); Ação social/Assistência social; Políticas públicas e de inclusão (Juventude, mulheres, idosos, criança e adolescente); Recursos hídricos; Feira livre; Habitação; Produtores de sisal; Servidores públicos e Diferenças ideológicas e partidárias. De acordo com a assessoria da rádio estes temas são postos, como fruto de um trabalho, de um processo de escuta da comunidade ao longo destes anos.

O radialista, Diretor Executivo e assessor do Departamento de programação e Jornalismo da Santa Luz FM, Edisvânio Nascimento afirma que “a rádio trabalhou como sempre tem feito ao longo de sua história, primando pela ética, pela democracia e sempre respeitando a todos com igualdade e que nos momentos em que houve divergências, foi posto em votação e prevaleceu a vontade da maioria como manda um Estado democrático e de direito”. De acordo com Nascimento, “essa foi uma grande oportunidade dos candidatos debaterem e apresentarem suas propostas para os próximos 4 anos no município, mas também, uma excelente oportunidade dada ao eleitorado luzense de avaliar melhor o que pensa cada candidato ou candidata”. “[…] Propusemos duas séries de entrevistas e um debate de alto nível e que de fato, os candidatos pudessem aproveitar bem os seus tempos de fala para apresentarem as suas propostas. Em 2012, pudemos viver uma grande festa da democracia, quando na oportunidade, todos os candidatos participaram tanto das duas sabatinas, quanto dos dois debates, este ano infelizmente muitas coisas aconteceram e não houve a participação dos candidatos em sua totalidade”.

Edisvânio afirma ainda que “a rádio trabalhou duro e exaustivamente como sempre tem feito ao longo de sua história, primando pela ética, pela democracia e sempre respeitando a todos com igualdade e que nos momentos em que houveram divergências entre as coligações, foi posto em votação e prevaleceu a vontade da maioria como manda um Estado democrático e de direito”. Edisvânio disse ainda que lamenta muito o fato de algumas acusações feitas à rádio. “Estou com o coração ferido, com a alma machucada por falas cruéis em relação à nossa postura, pois, sabe Deus e eu as noites que passei na solidão de casa trabalhando duro, preparando propostas de critérios e regras para a realização dos eventos, digo eu, porque jamais sofri nenhum tipo de influência quanto aos procedimentos, e, se tivesse havido, eu mesmo teria tomado uma posição dura, pois não aceito injustiça, corrupção, nem também admito covardia. Tentam agredir a nossa honra e por tabela estão atingindo em cheio a minha, pois tudo que fora feito e as conduções das reuniões, foram todas por mim e somente por mim, juntamente às coligações, todos sabem que desde 2012, quem trabalha neste processo de produção jornalística sou eu e sempre ficou clara a postura da rádio”.

Edisvânio disse ainda que embora esteja triste com as acusações que a emissora vem sofrendo e mesmo não tendo o seu nome citado diretamente está de cabeça erguida, “pois sei do nosso papel, do que sempre procuramos fazer com respeito a todos e, sobretudo, com responsabilidade. Não guardarei mágoas, sei que isso vai passar. Sei também que o que procurei fazer pela rádio neste processo foi limpo e muito responsável, sem jamais sofrer nenhum tipo de interferência, até porque jamais aceitaria. Lamento profundamente porque ainda não evoluímos politicamente. Porque cegamos com nossas paixões, ao invés de agirmos como seres políticos e preferimos a politicagem. Desabafou Edisvânio que concluiu dizendo: “nosso esforço foi concentrado em fazer o melhor possível nestes eventos, para que eles acontecessem à altura da grandeza de Santa Luz. Que ao final, tanto candidatos quanto eleitores saíssem vitoriosos. Ademais, o nosso jurídico está cuidando, e, em nome de nossa honra não mediremos esforços para que reparações sejam feitas”.

Da Redação da Rádio Comunitária Santa Luz FM

Deixo o seu comentário

comentário(s)