PONTO NOVO

Foto: Ascom deputado estadual Eduardo Salles

A Comissão Especial de Assuntos Territoriais e de Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia decidiu, nesta quarta-feira (4), enviar para apreciação no plenário da Casa a questão de limites entre os municípios de Ponto Novo e Queimadas. Anteriormente, a Comissão já havia aprovado em votação que os povoados de Limpos, Alto Bonito, Lagoa das Camaradas, Calumbi, Pilões, Peixe, Raposa, Sanharol, Várzea Queimada e Marrecas, que ficam a 70 quilômetros da sede de Queimadas, passam a pertencer a Ponto Novo, distante apenas 12 quilômetros da região. A área de mineração, no entanto, continuaria pertencendo a Queimadas.

De acordo com a assessoria de imprensa do deputado estadual Eduardo Salles, membro da Comissão, a matéria estava paralisada por causa do prefeito de Queimadas, Tarcísio Pedreira, que não concordou em assinar o documento autorizando a continuidade da votação no plenário da Casa. “O assunto já foi discutido amplamente, inclusive com presença de vereadores e prefeitos dos municípios, e, apesar do parecer favorável do IBGE e da SEI, o prefeito de Queimadas não aceitou assinar o termo para que a votação fosse a plenário com o acordo fechado”, explica Eduardo Salles. “Como isso não pode ficar parado, conversamos com o presidente da AL-BA, Marcelo Nilo, e decidimos por enviar a questão ao plenário assim mesmo. O presidente se comprometeu a colocar o assunto em votação assim que possível”, conta o deputado.

Equipes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitariam os povoados para consultar os moradores sobre qual município gostariam de pertencer. “A decisão por Ponto Novo foi unânime”, ressalta o deputado Eduardo Salles. A questão envolve 130 famílias, que apesar de residirem na área hoje pertencente a Queimadas, utilizam serviços prestados por Ponto Novo.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)