WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Acabe com a dengue


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Em meio à longo período de seca, chuva anima moradores de Santaluz

Share Button
Foto: Notícias de Santaluz

Chuva volta a cair em Santaluz após longo período de estiagem | Foto: Notícias de Santaluz

Em meio ao longo período de seca e crise hídrica que castigou açudes e tanques, e prejudicou o fornecimento de água à população, enfim, moradores, agricultores e produtores rurais de Santaluz começam a se animar com os trovões e as chuvas que caíram no município entre quinta-feira (16) e a tarde desta sexta-feira (17). Além de Santaluz, a chuva também voltou a cair em outras cidades da região sisaleira como Conceição do Coité, Valente, Tucano, Queimadas, Cansanção e Nordestina.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a mudança climática se deve a perda de força da massa de ar quente e seco que cobre a maior parte do estado, o que pode aumentar a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas. Mesmo enfraquecida, a permanência da massa de ar continua influenciando o tempo nos próximos dias, mantendo as temperaturas elevadas.

cuscuz

Previsão do tempo aponta mais chuvas em Santaluz neste fim de semana | Foto: Notícias de Santaluz

Em Santaluz, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas variam entre 20ºC e 34ºC neste fim de semana, período que marca o final da estação do verão e início do outono. De acordo com a previsão do tempo, há chances de chover ainda nesta sexta-feira até o próximo domingo. A partir de segunda-feira (20), a tendência é que o tempo volte a ficar mais firme, com sol, poucas nuvens e menores condições de chuva.

Chuvas de janeiro e fevereiro dos últimos 3 anos ficam abaixo do esperado
Um relatório do Inema mostra o quanto choveu abaixo do esperado no município, nos primeiros dois meses de 2017. Segundo dados do órgão, em Santaluz, a previsão era que chovesse 50 mm em janeiro (volume de chuva esperado, no mesmo período, em anos considerados normais, do ponto de vista climático), mas só foi registrado 1 mm. Já em fevereiro, dos 58 mm previstos só choveram 2,2 mm.

No mesmo período de 2015 e 2016, foram registrados: janeiro de 2015 (17 mm), fevereiro de 2015 (23 mm); janeiro de 2016 (179,5 mm) e fevereiro de 2016 (33,2 mm). Em resumo, se levarmos em consideração somente os dois primeiros meses dos últimos três anos, apenas no mês de janeiro de 2016 é que as chuvas ficaram acima do normal com um saldo de 129,5 mm. Os demais tiveram déficits de precipitação.

tanquegrande

Estiagem prolongada também fez com que açudes e tanques secassem | Foto: Notícias de Santaluz

Seca faz prefeitura decretar situação de emergência
Apesar da expectativa de chuvas, vale lembrar que a Bahia está enfrentando a pior seca dos últimos 100 anos, e o problema não deve ser resolvido de forma imediata. Em Santaluz, por exemplo, a estiagem prolongada fez com que a prefeitura decretasse situação de emergência. A medida, que foi reconhecida pelos governos estadual e federal, permite que a prefeitura solicite apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas.

seca

Estiagem causa prejuízos à lavoura do sisal | Foto: Notícias de Santaluz

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)

2 respostas para “Em meio à longo período de seca, chuva anima moradores de Santaluz”

  • Florisvaldo Ferreira dos Santos says:

    Oba!!!

    Viva DEUS!!!!

    Esta chuva chegou na hora certa!

    Como sabemos, diz a tradição que dia 19 de março, dia de São Jose, o sertanejo tem que plantar o milho, mesmo que seja na terra seca, para ser colhido no dia de São João (23 e 24 de Junho).

    Florisvaldo F Dos Santos

  • Nilson says:

    Graças a Deus…

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia