Do G1, em Brasília
aldo

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, explica ação dos militares no combate ao mosquito Aedes aegypti | Foto: Reprodução/NBR

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, informou nesta quinta-feira (11) que militares das Forças Armadas irão aplicar inseticidas e larvicidas em residências entre segunda (15) e quinta-feira (18), em uma ação mais direta de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da mobilização do governo federal para eliminar focos do mosquito responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e do vírus da zika. Segundo o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante-de-esquadra Ademir Sobrinho, a entrada dos militares nas casas será feita, “preferencialmente”, com um agente de saúde. Ele disse ainda que “nenhuma entrada será forçada”. Sobrinho ressaltou que o maior problema são as casas abandonadas ou quando os moradores não estão presentes no momento. Nessas situações, disse, há um protocolo a ser seguido, com a notificação de que os agentes estiveram ali, além de ser preciso haver testemunha e registro fotográfico. “Quem está se preparando para isso são as próprias secretarias de saúde”, disse Sobrinho. Segundo ele, serão visitadas 115 cidades com alto registro da presença do mosquito, todas as capitais e suas regiões metropolitanas.

Mobilização
Para o próximo sábado (13), está prevista uma ação em cerca de 350 municípios de todos os estados do Brasil, com a participação da presidente Dilma Rousseff e diversos ministros, mas que ficará restrita à orientação das pessoas com a entrega de panfletos. No total, 220 mil homens das Forças Armadas deverão visitar 3 milhões de domicílios e distribuir 4 milhões de folhetos.

Deixo o seu comentário

comentário(s)