Com informações do G1
mural

Mural da Transparência na cidade de Pedro II | Foto: Gerson Santiago/Arquivo Pessoal

Conhecida pelo seu clima ameno e por sediar um festival musical há 12 anos, a cidade de Pedro II, a 195 km de Teresina, no estado do Piauí, encontrou uma forma inusitada e original de prestar contas com a população. A prefeitura da cidade há pouco mais de um ano coloca suas despesas e receitas em um muro, o Mural da Transparência, localizado na principal praça do município. Segundo a prefeita de Pedro II, Neuma Café (PSB), a iniciativa visa dar acesso ao cidadão às informações sobre as finanças da gestão.

img_9503

Foto:Pedro Santiago/G1

“É um resumo de nossas contas e é atualizado a cada 30 dias, quando prestamos contas com a Câmara Municipal. Entendo que o recurso é do povo e ele tem o direito de saber como o seu dinheiro está sendo gasto. Temos o site onde tem a prestação completa, mas poucas pessoas tem acesso à internet”, disse.

O Mural contém informações como saldo em contas bancárias, repasse do Fundo de Participação do Município, transferências dos Governos Federal e Estadual, Fundeb, FNDE, convênios da folha de pessoal, diárias, serviços terceirizados, serviços de consultoria, obras e instalações, materiais permanentes e dívidas contratuais.
“Isso é uma coisa que tenho em todas as gestões que realizo”, disse a prefeita, ao contar que teve a mesma iniciativa quando foi diretora de um hospital e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí.

Tal iniciativa é vista com bons olhos pelos cidadãos de Pedro II. A empresária Marlene Rodrigues disse que colocar de forma transparente as contas da administração pública é uma forma louvável de fazer com que as informações cheguem à população. “Antes a gente não sabia como o dinheiro era gasto, onde era investido o Fundo de Participação do Município e com o mural isso acaba sendo colocado de forma clara e sabemos onde os recursos foram aplicados. Esse mural tem atraído a atenção dos turistas também porque não é comum”, avaliou.

Deixo o seu comentário

comentário(s)