Share Button

Por CNN

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, durante entrevista à imprensa em Genebra | Foto: Denis Balibouse/Reuters

Nesta quarta-feira (14), durante entrevista semanal à imprensa, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que já é possível enxergar o fim da pandemia de Covid-19, mas que ela ainda não terminou.

“Na semana passada, o número de mortes semanais relatadas por Covid-19 foi o menor desde março de 2020. Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia. Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista. Um maratonista não para quando a linha de chegada aparece. Ele corre mais forte, com toda a energia que lhe resta. Nós também devemos. Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora. Mas agora é o pior momento para parar de correr”, disse.

Globalmente, o número de novos casos semanais diminuiu 28% durante a semana de 5 a 11 de setembro de 2022, em comparação com a semana anterior, com mais de 3,1 milhões de novos casos relatados. O número de novas mortes semanais diminuiu 22% em comparação com a semana anterior, com pouco menos de 11 mil mortes relatadas.

A OMS lançou nesta quarta-feira seis breves resumos de políticas que descrevem as principais ações recomendadas aos países para o fim da pandemia.

“É um resumo, com base nas evidências e na experiência dos últimos 32 meses, do que funciona melhor para salvar vidas, proteger os sistemas de saúde e evitar perturbações sociais e econômicas. Esses resumos de políticas são um apelo urgente para que os governos analisem suas políticas e as fortaleçam para a Covid-19 e futuros patógenos com potencial pandêmico”, disse Adhanom.

Deixo o seu comentário

comentário(s)