Share Button

Por g1 Zona da Mata

Lilica produziu mais de 100 kg de leite no concurso em Santa Bárbara do Monte Verde (MG) | Foto: Arquivo Pessoal

Com mais de 650 kg e 2 metros de comprimento, uma vaca, conhecida como Lilica, tem chamado atenção no interior de Minas Gerais em relação à quantidade de produção de leite. Em um torneio, no último fim de semana, ela produziu mais de 100 kg de leite em um único dia, quatro vezes a média.

Da raça girolando meio-sangue, o animal é considerado ‘raiz’, visto que não recebe nenhum tipo de tratamento diferente das outras 450 vacas da fazenda de Fábio Portugal, em Santa Bárbara do Monte Verde (MG).

“A Lilica realmente é uma vaca diferenciada, pois ela come a mesma ração feita com silagem e milho e recebe o hormônio Lactrotopin, que estimula a produção de leite, assim como as outras”, contou o dono do local.

Segundo o pesquisador e especialista na área de genética da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcos Vinicius Gualberto, a média de produção de uma vaca, em geral, é em torno de 23 kg por dia.

O organizador do evento, em que Lilica foi a grande vencedora, contou que ela produziu 103,540 kg em um único dia.

“Isso é muita coisa! Principalmente se for considerar que a segunda colocada produziu 82 kg”, disse Nathan.

Apesar de sempre ter produzido muito leite e estar na terceira lactação, Fábio Portugal explicou que a quantidade dessa leva foi uma surpresa.

Vaca Lilica pesa mais de 650 kg e tem mais de 2 metros e meio de comprimento | Foto: Arquivo Pessoal

Mas Lilica não tem o recorde mundial, que é de uma outra vaca. Há um ano, Baleia, como é chamada, produziu 132,2 kg de leite durante o Torneio de Gado Leiteiro de Passos.

Ainda de acordo com o pesquisador da Embrapa, Marcos Vinicius, a raça girolando produz 80% do leite no Brasil. Além disso, Minas Gerais é destaque na maior concentração de animais.

Ao g1, o especialista também destacou que a girolando é a raça que mais cresce no país com a produção de sêmen. Com isso, o animal vem ganhando cada vez mais reconhecimento nacional e internacional.

Deixo o seu comentário

comentário(s)