Share Button

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passa a ser emitida em seis cidades do interior da Bahia a partir desta quinta-feira (15). O serviço estará disponível nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Barreiras, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê e Itabuna.

Na capital, o atendimento para a emissão da CIN já é realizado em 11 postos SAC, nos bairros Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai, além das unidades no Shopping da Bahia e Salvador Shopping. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o serviço está disponível em Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho.

A primeira via da CIN é gratuita e utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificação única. Para emitir o documento, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original. Se a certidão estiver plastificada, será necessário levar também uma cópia. A nova identidade permite ainda a inclusão de outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.

Além disso, podem ser inseridas informações sobre condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual. Informações opcionais, como tipo sanguíneo, fator RH e a decisão de ser doador de órgãos, também podem ser incluídas.

Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, caso o cidadão deseje. Se houver alteração de nome na certidão de nascimento, apenas o novo nome será válido. A CIN também conta com uma versão digital, disponível no portal gov.br três dias após a emissão da versão física. O documento possui um QR Code para verificação de autenticidade e consulta de dados.

Os cidadãos não precisam se apressar para trocar o antigo RG pela nova CIN, já que o modelo atual será válido até 28 de fevereiro de 2032. A validade da nova CIN varia de acordo com a faixa etária, sendo cinco anos para crianças de 0 a 12 anos, dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)