Share Button

Foto: Redes sociais

A professora de Língua Portuguesa Maria Ivone das Neves dos Santos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais, em Cipó, no nordeste da Bahia, virou assunto nas redes sociais. Um vídeo que mostra a chegada dela na escola, recebida com aplausos e abraços pelos alunos, viralizou. O motivo? Maria Ivone acertou o tema da redação do Enem 2024, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, apenas dois dias antes da prova. Para a professora, que leciona na unidade há 11 anos, esse foi “o melhor momento” de sua carreira.

Dedicada a temas como diversidade e valorização da ancestralidade, Maria Ivone acredita que esses assuntos precisam ser discutidos nas escolas: “Somos um país construído com o esforço de um povo que hoje, neste mês de novembro, celebra a Consciência Negra. Com uma população majoritariamente preta, é nosso dever trazer questões antirracistas para a sala de aula”, afirma. Ela também elogiou a escolha do tema pela equipe do Enem, ressaltando a importância de abordar o racismo.

Foto: Redes sociais

Desde o início do ano, Maria Ivone desenvolveu atividades em sala para que os alunos compreendessem o valor da própria história. Ela conta que, ao se depararem com o tema da redação, eles estavam preparados. “A emoção é grande por ver que eles entenderam a nossa proposta pedagógica. Eles praticamente chegaram no Enem com a dissertação pronta”, diz a professora.

Dois dias antes da prova, Maria Ivone sugeriu que os alunos escrevessem sobre a valorização da herança africana no Brasil, o que deu ainda mais segurança para eles no exame. “Estou muito feliz, principalmente por ver que o letramento racial é o que mais vai contar na história de vida deles. Torço para que todos consigam atingir uma média favorável ao ingresso na universidade pública”, comemora.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)