Previsão indica que tempo chuvoso deve continuar na Bahia até sexta-feira
Quem mora na bahia pode esperar mais dias de chuva pela frente. A previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) indica céu nublado e precipitações até a próxima sexta-feira (17). As chuvas devem atingir várias regiões do estado, com os maiores volumes esperados para a região centro-oeste.
As Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) seguem influenciando o clima. Esse sistema forma um corredor de umidade entre a Amazônia e o Oceano Atlântico, típico do período chuvoso, como explica a meteorologista do Inema, Julyane Souza. “As chuvas estão ligadas à chegada de frentes frias, ou vestígios delas, que avançam pelo sudeste do país, e à atuação da ZCAS, que transporta a umidade vinda da região amazônica.”
Ela também detalhou que o fenômeno é bem dinâmico e pode ser afetado por outros sistemas atmosféricos. O encontro de massas de ar do norte e do sul do Brasil cria um grande corredor de umidade e nebulosidade, que aumenta as chances de chuva.
Enquanto o tempo permanece chuvoso, a Defesa Civil da Bahia tem monitorado os impactos. Até as 18h de segunda-feira (13), foram registradas ocorrências em 65 municípios, com 236 pessoas desabrigadas, 878 desalojadas e 2 feridas. Cidades como Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul já decretaram situação de emergência.
A Defesa Civil reforça o alerta para que a população acompanhe os avisos meteorológicos e siga as orientações de segurança, especialmente nas áreas de risco. Apesar dos desafios, especialistas ressaltam que as chuvas são fundamentais para renovar os recursos hídricos e trazer benefícios a diversas regiões do estado.
Notícias de Santaluz