Sem água nas torneiras, moradores de Santaluz continuam tendo que pagar caro por carros-pipa

Share Button
Imagem ilustrativa | Foto: Evandro Seixas/DPE-AM

A população de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, tem enfrentado problemas recorrentes no abastecimento de água. Em diversos pontos da cidade, moradores relatam dificuldades e afirmam que recorrer ao serviço de carros-pipa tem sido a única solução.

O problema é que essa alternativa pesa no bolso. E, pra piorar, a conta de água não para de chegar, mesmo com as torneiras secas.

A Embasa, responsável pelo abastecimento, disse em notas recentes que as interrupções têm sido causadas por fatores externos. Primeiro, foram falhas no fornecimento de energia elétrica. Depois, as chuvas fortes que atingiram a região nos últimos dias danificaram as estruturas de captação, complicando ainda mais a situação.

E não é só na sede do município que o problema acontece. Comunidades da zona rural também estão sofrendo com a falta d’água. Enquanto tenta resolver o problema, a Embasa tem pedido aos moradores que economizem a água armazenada nos reservatórios e evitem qualquer desperdício.

Apesar das explicações, os moradores continuam insatisfeitos, e muitos reclamam da frequência das falhas e da demora em apresentar uma solução definitiva.

No comunicado mais recente, divulgado na terça-feira (14), a Embasa informou que equipes estão trabalhando para corrigir os danos e restabelecer o serviço por volta de meio-dia desta quarta-feira (15).

Enquanto isso, a comunidade segue na expectativa de uma solução que vá além dos remendos e garanta água nas torneiras, de forma regular e confiável.

Nota enviada pela Embasa após a publicação da matéria:

O abastecimento foi parcialmente retomado, na tarde de quarta-feira (15), nas sedes municipais de Santaluz e Queimadas e nas localidades atendidas pelo sistema, incluindo Rio do Peixe, Anjos, Mucambinho, Povoado de Rose e Quixaba. O retorno de parte da distribuição aconteceu após manutenção emergencial na estação do Medrado para retirada de lama e galhos de árvores também transportados pelas fortes chuvas na região.

Técnicos da Embasa continuam trabalhando no reparo da adutora da captação Leste, que rompeu em área alagada pelo rio Itapicuru, também em consequência das chuvas, para que seja possível retomar completamente o fornecimento. A previsão é que o serviço seja concluído na noite desta quinta-feira (16).

Até que a situação seja normalizada, recomendamos o uso econômico da água armazenada nos reservatórios dos imóveis, evitando desperdício e usos que possam ser adiados.

Notícias de Santaluz