Ex-coordenadora do Samu de Santaluz esclarece episódio envolvendo ambulâncias em chácara e explica sua saída do cargo
Um vídeo que começou a circular nas redes sociais no último domingo (12) mostra duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, estacionadas na entrada de uma chácara. A gravação gerou rumores de que os veículos teriam sido usados em um churrasco realizado no local, que seria de um médico ligado ao órgão.
Na quarta-feira (15), a enfermeira Andréa Brasil Gonsalves Araújo, então coordenadora do Samu de Santaluz, divulgou uma nota pública esclarecendo o episódio e explicou sua saída do cargo, decisão que, segundo ela, já havia sido comunicada pela gestão municipal no início do mês.
Na nota, Andréa esclareceu que o uso das ambulâncias no domingo foi autorizado pela central do Samu e tinha como objetivo atender à necessidade de alimentação da equipe. Ela explicou que, por conta da falta de motoristas disponíveis para levar as refeições até a base, a equipe se deslocou até a residência do colaborador, localizada dentro do perímetro urbano e da área de cobertura do serviço. Andréa destacou que a prontidão foi mantida durante todo o período, e o local tinha sinal de comunicação para que as equipes fossem acionadas em caso de emergência.
Segundo ela, o almoço ocorreu entre 13h e 14h, com o retorno imediato à base. Minutos depois, os profissionais foram chamados para uma ocorrência no município vizinho de Queimadas, que envolveu o atendimento de um paciente em estado grave. O serviço, ainda no mesmo dia, incluiu uma transferência emergencial de um paciente do Pereira, distrito de Santaluz, até a cidade de Feira de Santana, resultando em uma jornada de mais de 12 horas ininterruptas.
Andréa também utilizou a nota para reforçar que situações como essa não são incomuns e seguem o padrão de prontidão do Samu. “Seja em um restaurante, seja abastecendo as ambulâncias ou almoçando, estamos sempre prontos para deixar tudo de lado e atender às ocorrências”, afirmou.
Além de esclarecer o episódio das ambulâncias, a enfermeira explicou sua saída do cargo de coordenadora do Samu Santaluz, função que exercia desde 2021. A decisão, conforme Andréa explicou, foi parte de uma reestruturação na gestão municipal da saúde, e sua saída foi anunciada no início de janeiro. Ela expressou orgulho da equipe que ajudou a formar.
“Minha saída da coordenação do serviço nada tem referência a nenhum ocorrido que desabone a mim ou a equipe por mim liderada, equipe essa que é de excelência e que eu muito tenho orgulho de ter contribuído na sua formação desde o seu nascimento. Parabéns, equipe. Sinto muito orgulho de todos vocês. Caso seja necessário, podem sempre contar comigo, pois meu macacão do SAMU 192 Santaluz estará sempre em prontidão para ser usado”, concluiu.
Segundo apuração do repórter Djota Radialista, a coordenação do Samu de Santaluz será assumida pela também enfermeira Elisângela Pires. Ela já ocupou o cargo de secretária de Saúde no início do primeiro mandato do prefeito Arismário Barbosa Jr. No entanto, a troca ainda não havia sido oficializada no Diário Oficial do Município até o início da manhã desta quinta-feira (16).
Confira abaixo a íntegra da nota divulgada por Andréa Brasil
NOTA À POPULAÇÃO LUZENSE | SAMU 192 – SANTALUZ
Gostaria de me posicionar com referência a repercussão sobre o episódio ocorrido que envolve as ambulâncias do SAMU 192 SANTALUZ. Para isso, queria enfatizar que as equipes, mesmo estando em prontidão, tem necessidade de alimentação como qualquer ser humano. Como não possuímos cozinha própria, nos últimos meses as refeições dos socorristas eram preparadas no CAPS AD e levadas à base SAMU por motoristas da rede municipal. Porém, em certas ocasiões, a própria ambulância é deslocada para buscar as refeições e em outras vezes, como em caso de transferência de pacientes, as unidades param em locais para que os trabalhadores possam se alimentar, mantendo a prontidão para caso de chamada à atendimento. Por isso, é comum ver as ambulâncias em frente a restaurantes, estabelecimentos de beira de estrada e afins, pois os socorristas precisam de terem suas necessidades básicas atendidas, caso haja possibilidade, sendo em caráter ainda mais especial, já que em caso de chamada toda e qualquer necessidade pessoal é ignorada em prol do atendimento ao publico.
No episodio do Domingo dia 12/01/25, as ambulâncias foram liberadas pela CENTRAL SAMU para almoço fora da base, já que no horário de almoço não tinha motorista disponível no momento para trazer a alimentação da equipe a unidade. O que chamamos de QRF, mantendo prontidão em caso de chamado. Assim sendo, as equipes se deslocaram à casa de um dos nossos colaboradores onde este nos convidou para um almoço, local este que fica dentro do perímetro urbano da cidade. Mantendo sempre a prontidão para pronta resposta a atendimentos. Esclareço que as ocorrências para a nossa equipe são passadas pela CENTRAL SAMU para a equipe por meio de ligação para os celulares particulares dos socorristas, e que a área onde o almoço foi realizado é uma área de cobertura de sinal, assim não ferindo nenhum principio referente a prontidão da equipe.
Todos os profissionais estavam a postos para cumprir seu dever caso preciso fosse, como sempre foi o padrão de atendimento do SAMU SANTALUZ. Assim sendo, após o almoço as equipes retornaram para a base. Para isto, chegamos para o almoço as 13 horas e saímos do local em questão as 14 horas, retornando a base e saindo novamente da base as 14:06 para atendimento a ocorrência no município de Queimadas, onde a equipe de suporte avançado (USA) realizou suporte a equipe plantonista do hospital municipal em atendimento a paciente em estado crítico, estabilizando-o. As 15:58, acionados a dar novo suporte, dessa vez no distrito do Pereira, em atendimento a novo paciente, estado gravíssimo, este sendo transferido para Feira de Santana pela própria equipe SAMU 192 em deslocamento de urgencia, gerando assim uma ocorrência de 12 horas contínuas onde toda a equipe se absteve de alimentação e outras necessidades básicas.
Inúmeras são as vezes onde nossa equipe assume ocorrências que duram mais de 12 horas contínuas, entre estabilização dos pacientes e transferência intermunicipal e em todo esse tempo nós ficamos e estamos prontos para ficar sem acesso a alimentação e outros serviços básicos. Porém, no período entre ocorrências, nós somos trabalhadores comuns que se alimentam e tem outras necessidades básicas naturais. Exemplo disso foi a ocorrência do próprio domingo em questão.
Seja durante nossas refeições, seja durante o abastecimento das ambulâncias, seja durante as manutenções preventivas das ambulâncias e equipamentos da unidade, a prontidão para atendimentos é sempre mantida. Por inúmeras vezes por exemplo, em relação a falta d’agua na unidade, já fomos liberados para irmos a casa de um dos colaboradores para por exemplo, tomar banho, inclusive indo ao referindo local onde almoçamos no domingo em questão.
Nós, como seres humanos que somos, também almoçamos. Mas largaríamos tudo, como largamos diversas vezes, para ir atender a qualquer ocorrência, em pronta resposta, seja qual local que estivéssemos.
Caso necessite, estaremos aqui. E tomara Deus que no momento em questão a nossa equipe esteja alimentada para tal, porém, caso não estejamos, suportaremos a privação em prol do seu bem-estar.
Peço, assim, que toda a população reflita sobre a história em questão e realize que a qualidade do nosso serviço nunca foi e nunca será colocada em segundo plano em prol de interesses próprios. Mas sim, nós almoçamos.
Em Tempo: Desde a fundação do SAMU 192 SANTALUZ em 01/01/2021 me mantive como responsável técnica pela equipe do SAMU SANTALUZ. Após o período de readaptações, que ocorreu em toda a rede municipal de assistência, com trocas de coordenações, atendendo ao planejamento do Prefeito Dr. Arismario e do novo Secretario de Saúde Dr. Isaac, fui informada que o SAMU 192 teria uma nova coordenação e que eu seria remanejada a outro setor de saúde do município, sendo esse comunicado referido já desde o dia 06/01/25. Assim meus plantões do mês corrente foram dados no início do mês, sendo hoje o último plantão como enfermeira intervencionista.
Minha saída da coordenação do serviço nada tem referência a nenhum ocorrido que desabone a mim ou a equipe por mim liderada, equipe essa que é de excelência e que eu muito tenho orgulho de ter contribuído na sua formação desde o seu nascimento.
Aproveito o momento para agradecer à gestão municipal pela oportunidade que a mim foi dada, pela confiança depositada durante estes 04 anos, onde eu estive à frente do SAMU 192 SANTALUZ e ajudei, dia a dia, a transformar este projeto em uma realidade. Em formar uma equipe que atende e é admirada por toda a população Luzense e das cidades onde somos requisitados para apoio.
Parabéns, equipe. Sinto muito orgulho de todos vocês.
E caso necessidade haja, podem contar sempre comigo. Pois meu macacão do SAMU 192 SANTALUZ sempre estará EM PRONTIDÃO para ser usado.
Atenciosamente,
Andréa Brasil Gonsalves Araújo, Enfermeira COREN 137017, Responsável Técnica – SAMU 192 SANTALUZ – 01/01/2021 até 15/01/25