Share Button

Sem água há mais de um mês, moradores de Santaluz seguem esperando a normalização do abastecimento | Foto: Notícias de Santaluz

A Embasa divulgou, nesta quinta-feira (30), uma nova atualização sobre o abastecimento de água em Santaluz. A empresa informou que a distribuição foi retomada na última segunda-feira (27) e que algumas áreas já estão sendo reabastecidas. No entanto, a normalização completa ainda deve levar alguns dias, e muitos moradores seguem enfrentando dificuldades.

Segundo a Embasa, as regiões à esquerda da linha férrea, no sentido Valente, incluindo parte do entorno do escritório local, além das áreas mais baixas à direita da ferrovia, já receberam água. Nesta quinta, a distribuição avança para as partes médias e altas à direita da linha férrea, como o bairro Açude Tapera. Já nas áreas situadas à esquerda da linha férrea, no sentido Valente, mas à direita da fachada do escritório local, no sentido Queimadas, a previsão é que o abastecimento volte ao normal apenas na segunda semana de fevereiro.

Enquanto isso, moradores de Santaluz continuam sofrendo com a falta de água, que já dura mais de um mês. O problema começou em dezembro, quando uma série de reparos emergenciais interrompeu o fornecimento. Desde então, a população tem enfrentado dias difíceis, recorrendo a carros-pipa e buscando água na casa de vizinhos. Mesmo assim, as contas continuam chegando normalmente, o que tem gerado ainda mais insatisfação.

Um vídeo gravado por uma moradora do bairro Açude Tapera na terça-feira (28) ilustra bem a situação. Nas imagens, uma mulher aparece carregando galões em um carrinho de mão depois de conseguir água na casa de outra pessoa. A demora na normalização tem aumentado a revolta da população, que segue cobrando uma solução definitiva da Embasa.

A empresa informou que técnicos continuam monitorando o processo de normalização e que, em casos emergenciais, o abastecimento está sendo feito por meio de carros-pipa. Para quem precisar de mais informações ou quiser esclarecer dúvidas sobre a cobrança da conta de água durante esse período, a empresa orienta entrar em contato pelo telefone (75) 3612-7730 ou buscar atendimento presencial no escritório local.

Nota da Embasa na íntegra

Abastecimento em Santaluz
30/01/2025

A Embasa informa que retomou a distribuição habitual de água em Santaluz, desde segunda-feira (27/01), após uma sucessão de paradas para reparos emergenciais de complexa execução, desde dezembro do ano passado. A regularização do fornecimento de água está ocorrendo aos poucos por causa das sucessivas interrupções e redução de volume de água na rede nesse período.

Já estão abastecidas as áreas da cidade à esquerda da linha férrea (sentido Valente) que ficam à esquerda da fachada do Escritório Local (EL) da Embasa e áreas mais baixas à direita da linha férrea.

Hoje (30/01), nas áreas médias e altas à direita da linha férrea, a exemplo do bairro Açude Tapera, a distribuição de água está em regularização gradativa pelos próximos dias.

Já na área situada à esquerda da linha férrea (sentido Valente) que fica à direita da fachada do EL da Embasa (sentido Queimadas), o fornecimento voltará a ocorrer com vazão normal a partir da segunda semana de fevereiro.

Os técnicos do EL da Embasa estão monitorando o processo de regularização da distribuição de água e garantindo, em casos emergenciais, o abastecimento alternativo por carro-pipa.

Em caso de dúvidas sobre a cobrança da conta de água no período de desabastecimento, pedimos entrar em contato com o EL por telefone (75 3612-7730) ou atendimento presencial.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)