Imagem de cantor do Pará é usada em notícia falsa sobre monkeypox em Santaluz; coordenadora da Vigilância Epidemiológica desmente boato

Share Button
Vigilância Epidemiológica nega caso confirmado de monkeypox em Santaluz. A imagem usada é de um caso registrado no Pará | Foto: Reprodução

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VIEP) de Santaluz, Denieire Santiago, informou nesta segunda-feira (28) que é falsa a informação sobre um caso de monkeypox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) no município. A notícia, que circulou rapidamente pelas redes sociais, afirmava que um paciente com sintomas da doença estaria em isolamento domiciliar, o que não procede.

Assim que o boato começou a ganhar força, Denieire foi procurada pelo Notícias de Santaluz e negou a existência do caso confirmado de monkeypox em Santaluz. Ela orientou a população a não compartilhar informações sem antes verificar a fonte. A recomendação da coordenadora da VIEP é de que informações oficiais devem ser buscadas exclusivamente nos canais da Prefeitura.

A confusão foi agravada pelo uso de uma foto associada à publicação falsa. A imagem, na verdade, é de Gutto Xibatada, cantor de forró de 39 anos, que morreu em Belém, no Pará, em 22 de abril, após complicações causadas pela monkeypox. O artista havia sido diagnosticado em março e chegou a receber alta hospitalar, mas apresentou piora no quadro clínico e acabou falecendo no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (saiba mais).

Deniere Santiago afirmou que, embora não haja casos registrados em Santaluz, a vigilância permanece ativa.

Notícias de Santaluz