Igreja tradicional de Salvador emite comunicado contra batismo de bebês reborn: ‘fé centrada na vida humana’

Share Button

Por g1 BA

Igreja tradicional de Salvador emite comunicado sobre batismo de bebê reborn | Foto: Egi Santana/g1 BA; TV Globo

A tradicional Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Salvador, publicou nesta terça-feira (10) um comunicado sobre a não realização de batismos de bebês reborn, bonecos hiper-realistas que imitam um bebê real. A igreja fica localizada no Pelourinho e é uma das mais famosas da capital baiana.

Os bebês reborn existem há décadas, mas viralizaram nas redes sociais no Brasil nas últimas semanas. Os brinquedos são confeccionados por artesãs e podem custar até R$ 9,5 mil.

Diferente das bonecas normais encontradas em lojas de brinquedo, as reborn têm manchas de frio, marcas de nascença e até cabelo de verdade, colocado fio a fio.

Uma das mais famosas de Salvador, a história da igreja começou há três séculos, com o surgimento da Irmandade dos Homens Pretos em 1685. A irmandade é responsável pela construção da igreja em 1704. Anos depois, em 1938, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Confira a íntegra do comunicado publicado nas redes sociais:

“Os sacramentos da Igreja são atos sagrados e devem ser tratados com o máximo respeito. O batismo, em especial, é um rito solene destinado a pessoas reais, marcando o início da vida cristã.

Por isso, não realizamos batismos nem qualquer atendimento religioso relacionado a bonecas “reborn” ou objetos semelhantes. A nossa fé está centrada na vida e dignidade humanas. Agradecemos a compreensão”.