Pais denunciam falta de vacinas para recém-nascidos em posto de saúde de Santaluz: “Três semanas tentando vacinar nossa filha”

Um casal de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, procurou a reportagem para relatar a dificuldade em conseguir vacinar a filha recém-nascida na rede municipal de saúde. Segundo os pais, a bebê, nascida no dia 13 de novembro, ainda não recebeu as primeiras doses obrigatórias, mesmo após várias tentativas de atendimento no posto de saúde.
De acordo com a mãe, a família levou a criança pela primeira vez ao posto na segunda-feira (17), quando foi informada de que a vacinação de recém-nascidos só acontece às sextas-feiras. Orientados a retornar na sexta (21), os pais encontraram a unidade fechada, devido ao feriado da Consciência Negra, que teria sido prolongado.
Na segunda-feira seguinte (24), o casal voltou ao local, mas recebeu a informação de que não havia doses disponíveis. A equipe teria orientado a retornar na sexta-feira (28), data em que, segundo os pais, novamente não havia vacinas. “Disseram pra gente que só teria na segunda-feira, 1º de dezembro. Mas antes falaram que na segunda não aplicavam vacina. Agora já voltaram atrás e disseram que vai ter. São três semanas tentando aplicar as vacinas na nossa filha”, desabafou a mãe.
O casal afirma que está preocupado com o atraso na imunização da criança, especialmente por se tratar das primeiras vacinas, que são recomendadas ainda nos primeiros dias de vida. Eles cobram mais organização por parte da Secretaria de Saúde do município e reforçam que outros pais podem estar enfrentando a mesma dificuldade.
Até o momento da publicação desta matéria, a Prefeitura de Santaluz não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso.
Notícias de Santaluz


