Municípios do Território do Sisal terão auxílio na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico
As equipes do Programa Sanear Mais Bahia, parceria entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia e Fundação Nacional da Saúde, começam as visitas às prefeituras dos 50 municípios baianos que terão auxílio na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico nesta segunda-feira (22). O primeiro contato terá como objetivo se reunir com prefeitos, secretários e equipes e definir a composição dos comitês municipais, além de definir as contrapartidas das prefeituras e a logística para realização do trabalho.
O programa vai beneficiar cidades baianas com população abaixo de 50 mil habitantes, entre elas, Barrocas, Biritinga, Candeal, Ichú, Lamarão, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, São Domingos, Teofilândia e Valente, no Território do Sisal.
Os municípios foram definidos a partir de critérios técnicos como maior população rural, baixos índices de cobertura de serviços públicos, menor IDH e incidência de diarréias entre a população.
O Sanear Mais Bahia é um projeto com formato pioneiro que busca justamente suprir a falta de engenheiros e técnicos em cidades pequenas. O Programa beneficiará cerca de 900 mil baianos, cobrindo uma área de 42.700 km2.
A equipe do Sanear Mais Bahia, formada por 26 profissionais, entre coordenadores e técnicos das áreas de engenharia e social farão os primeiros contatos para, a seguir, serem iniciados os trabalhos de campo. As primeiras cidades a serem visitadas são Ubaíra, Cravolândia, Itaquara, Maracás, Lafaiete Coutinho, Lajedo, Teofilândia, Filadelfia, Ponto Novo, Nordestina, Ricachão do Jacuípe, Ichu, Candeal, Nova Canaã, Malhada, São Sebastião do Passé, Palmas, barrocas, Biritinga, Caldeiras e Queimadas.
Redação Notícias de Santaluz