Share Button
dsc_0396

Foto: Lucas Nikson/ Notícias de Santaluz

Alunos do Educandário Construção do Futuro, localizado em Santaluz, participaram na sexta-feira (26), da II Mostra de Arte e Literatura promovida pela insttitução de ensino. O evento foi realizado no memorial da Praça Major Benício dos Santos. Ao avaliar a atividade como uma contribuição para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, a professora de Língua Portuguesa do 8º e 9º ano do fundamental, Ana Caroline Ramos, enfatiza que “o ato de ler nos proporciona o privilégio de traçar caminhos para compreender as realidades para além, viajar mundos antes desconhecidos, exercitar nossa imaginação e ser crítico diante dos acontecimentos”.

“Pensando nisso, elaboramos este projeto que abraça as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, com o objetivo de estimular a leitura e o reconhecimento dos gêneros textuais, recriando a partir do contato com diversos textos literários, várias formas de ler o texto além do papel, como dramatizações, teatro de fantoches, pintura em tela, musicais e teatro de sombras”, explica Ana Caroline.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos do evento

dsc_0322

Foto: Lucas Nikson/ Notícias de Santaluz

Para a professora de Língua Portuguesa do 6º e 7º ano, Bruna Silva, “o trabalho com textos literários em sala de aula faz com que os alunos reconheçam uma diversidade de gêneros textuais. Nessa viagem, eles aprimoram a interpretação, o que serve de suporte às demais disciplinas e entendem de maneira mais abrangente os textos de circulação social e a atualidade. O projeto é desenvolvido em sala de aula através de leituras, produções textuais e da apresentação criativas dos gêneros rumo a nossa culminância, com a apresentação de alguns dos trabalhos já expostos em sala de aula para a sociedade luzense. A proposta é de que os gêneros transponham os espaços do livro e da escola para que possamos viajar pelos caminhos inovadores que o passaporte da leitura nos possibilita”.

dsc_0375

Foto: Lucas Nikson/ Notícias de Santaluz

A professora de Artes Suolane Costa destaca o estímulo à formação artística dos estudandes como uma das maiores conquistas do projeto. ” A pintura envolvida neste projeto, realizada pelos alunos do 6° ao 9° ano, retrata os gêneros literários trabalhados pelas professoras de Língua Portuguesa. A prática de produções artísticas na escola é de grande importância, porque leva os alunos à criatividade, cooperação, autonomia, faz desenvolver seu senso crítico, respeitando e apreciando outras expressões”.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)