Share Button
Missas em homenagem a Santa Luzia serão realizadas ao longo desta quarta-feira, na Igreja dedicada a ela

Missas em homenagem a Santa Luzia serão realizadas ao longo desta quarta-feira, na Igreja dedicada a ela | Foto: Pascom

O dia de Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas e protetora da visão é celebrado nesta quarta-feira (13). Em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, missas na Igreja dedicada a ela, localizada na região central da cidade, e uma procissão fazem parte da programação da comemoração, que marca o fim do trezenário em homenagem à Santa. Uma alvorada foi realizada durante a madrugada, por volta das 4h.

Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos, perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias. Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu a Deus que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.

Santa Luzia é considerada padroeira dos oftalmologistas e protetora da visão

Santa Luzia é considerada padroeira dos oftalmologistas e protetora da visão | Foto: Pascom

Ao chegarem à casa onde elas moravam, começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Como Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava, acabou sofrendo inúmeras crueldades do Imperador Diocleciano, que vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandou degolar Luzia. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia, teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.

Deixo o seu comentário

comentário(s)