WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

A seis meses das eleições, 4 nomes despontam como pré-candidatos a prefeito de Santaluz

santaluz3

Foto: Divulgação/Júnior Imix

Exatos seis meses antes das eleições, as novas regras eleitorais [sobretudo a que reduz à metade o tempo de campanha] e o clima de incertezas dos principais grupos políticos quanto à escolha de seus pré-candidatos, parece estar colaborando para uma pré-campanha morna em Santaluz. Embora a maioria dos grupos afirma que ainda é cedo para se discutir as eleições de 2016, as articulações já começaram a ser feitas e, nas ruas, alguns nomes já despontam sobre os demais como favoritos ao cargo político mais alto do município. O embate mais provável até o momento parece ser entre o ex-prefeito Júnior do Max (PSD), que governou Santaluz por oito anos [2005 a 2012] e Joélcio Martins Filho, o ‘Joelcinho’, que luta para retomar o protagonismo do PMDB no município, mas saiu derrotado nas duas campanhas em que disputou. Há quem diga, entre as diferentes correntes políticas do município, que Júnior do Max lidera com certa folga as pesquisas pré-eleitorais, embora o social democrata não tenha confirmado – ainda – sua pré-candidatura. Aliás, na opinião de fontes consultadas pela reportagem [que declaram apoio aos dois nomes], a presença de um pré-candidato com um número de intenção de votos muito alta, aliada às mudanças promovidas no calendário eleitoral, contribui para a falta de motivação e para o ‘clima morno’ que em nada lembra as disputas anteriores.

Na ciranda política, outros grupos se formam para barganhar espaço e ganhar notoriedade para a disputa. Nesse cenário, um dos projetos que começa a se desenhar, ainda que de maneira tímida, é o pretensa aliança costurada pelo PT, que tenta reunir um grupo de partidos nanicos em torno da provável candidatura do presidente do sistema Ascoob, Robson Sena. Entretanto, a estratégia petista do ‘chapão’ ainda é incerta, pois, enquanto alguns quadros da legenda defendem a pretensão de lançar candidatura própria, fontes ligadas ao PT não descartam a possibilidade de manter em Santaluz a aliança estadual que elegeu o governador Rui Costa (PT) e o senador Otto Alencar (PSD) em 2014. Por fora, corre José Paulo Crisostomo, que trocou recentemente o PT pelo PCdoB e também desponta como um dos prefeitáveis. Nas eleições de 2014, Zé Paulo foi candidato a deputado estadual, mas recebeu menos de 10% dos votos válidos no município e não foi eleito. Vale lembrar que durante a janela partidária, o PCdoB perdeu seus dois representantes na Câmara Municipal, com a filiação dos vereadores Danda, ao PP, e Manoel de Lea, ao PSD – que dobrou sua bancada na Casa ao fim do período de dança das cadeiras.

Certo mesmo é que o clima político deve começar a esquentar, inevitavelmente, em meados do mês de julho, época em que as convenções partidárias para escolha dos candidatos serão realizadas. De acordo com a legislação eleitoral, as convenções deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha começará oficialmente em 16 de agosto, ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos somente a partir de 6 de julho. Vale lembrar ainda que o prazo para os pretensos candidatos se filiarem a partidos pelos quais pretendem concorrer nas eleições deste ano se encerrou nesta sexta, 1º de abril. A sorte foi lançada. As cartas estão na mesa!

Redação Notícias de Santaluz

6 respostas para “A seis meses das eleições, 4 nomes despontam como pré-candidatos a prefeito de Santaluz”

  • Adriano disse:

    Com exceção do PT, em qualquer outro partido que Robson sair candidato ele terá o meu voto, pois é homem honrado e de responsabilidade, porém, o PT desonra qualquer um.

    • silvanio cunha disse:

      Em política nunca há situação definida. Nem partido já que o mais prejudicado neste momento é o PMNDB.

  • Laecio Oliveira do nascimento disse:

    Que vença o melhor para santaluz , pois a cidade precisa de uma pessoa que esteja realmente voltada para resolver os problemas de nossa cidade, o povo luzense anseia por dias melhores e agora tem mais uma oportunidade de escolher o melhor para à nossa cidade vamos q vamos santaluz um abraço à todos e um bom final de semana.

    • silvanio cunha disse:

      Triste saber que Santa Luz só tenha 4 homens públicos. Todos honrados são capazes de representá-la.

  • LIMPEZA disse:

    A DESCRENÇA NOS POLÍTICOS É GRANDE, O COMBATE A CORRUPÇÃO É FEROZ… VAMOS VER SE O ELEITOR LUZENSE VAI SURFAR A ONDA DA ÉTICA ELEGENDO ALGUÉM QUE SEJA LIMPO.

  • Invocado disse:

    Já está na hora de mudar essas figurinhas aí… O município precisa de pessoas que realmente tenham vontade de mudanças, porque com esses aí apenas há interesses de se manterem no poder.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia