Após golpe do falso intermediário, mobilização busca ajudar jovem que perdeu dinheiro em negociação de moto em Santaluz

Fernando (esquerda) grava vídeo ao lado do amigo e patrão Wandson para esclarecer o caso e pedir ajuda para recuperar o prejuízo | Foto: Notícias de Santaluz
O que começou como uma negociação de venda terminou em confusão policial e prejuízo para um jovem trabalhador. O caso da moto que teria sido roubada em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, ganhou um novo desdobramento após a revelação de que tudo não passou de um mal-entendido causado por um golpe do falso intermediário (clique aqui e entenda). Tanto Fernando Reis Silva, de 22 anos, quanto Bárbara Alves Silva foram vítimas da ação criminosa. Agora, amigos e moradores da região se mobilizam para ajudar Fernando a recuperar o dinheiro perdido na transação.
Como aconteceu o golpe
Fernando, que mora em Pedra Alta, distrito de Araci, município vizinho a Santaluz, trabalha no mercadinho de Wandson Matos Ramos, conhecido como Neguinho. Ele viu o anúncio da moto NXR150 Bros ES, de cor amarela e ano 2008, e entrou em contato acreditando estar negociando diretamente com a vendedora. O que ele não sabia é que um criminoso havia se passado por intermediário, negociando separadamente com ambos e impedindo que conversassem diretamente sobre o pagamento.
Bárbara anunciou a moto por R$ 6,5 mil. Fernando, por sua vez, foi induzido a transferir R$ 3,2 mil via Pix ao golpista, acreditando estar fechando negócio. Quando chegou à casa da vendedora para buscar o veículo, sem saber que ela não havia recebido o dinheiro, decidiu sair rapidamente com a moto, com medo de ter sido enganado.
A confusão fez com que Bárbara acreditasse que estava sendo roubada e acionasse a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. Em meio ao nervosismo, ela também interpretou um movimento de Fernando como se ele estivesse armado com um revólver, o que reforçou a suspeita de assalto. Depois do esclarecimento do caso, Bárbara explicou que tudo aconteceu muito rápido e que, assustada, acabou interpretando a cena de forma equivocada.

Fernando devolveu a moto e o documento a Bárbara após o mal-entendido ser esclarecido, na presença de testemunhas e autoridades | Foto: Notícias de Santaluz
Mobilização para ajudar Fernando
Assim que soube do ocorrido, Wandson procurou Fernando para apoiá-lo. “Ele é um jovem humilde, trabalhador e de confiança, que se esforça todos os dias para conquistar seu sustento de maneira honesta. Recentemente, se tornou pai e, como qualquer pessoa de bem, sonha em ter suas coisas e dar conforto à família. Foi vítima de uma situação injusta, e estamos aqui para buscar justiça e encontrar o verdadeiro culpado desse golpe”, afirmou.
Diante do prejuízo financeiro de Fernando, amigos sugeriram a criação de uma vaquinha para ajudá-lo a recuperar o valor perdido. Nesta quinta-feira (27), Wandson gravou um vídeo ao lado de Fernando para explicar a situação e incentivar a solidariedade. “Eu já vou dar a minha contribuição e conto com a ajuda de todos que puderem colaborar. Qualquer valor será bem-vindo e fará a diferença para ele e para a família”, disse.
Emocionado, Fernando reforçou que sempre trabalhou de forma honesta e que jamais pegaria algo que não fosse conquistado com seu esforço. “Eu sou uma pessoa de bem, sempre trabalhei honestamente para conquistar as minhas coisas. Nunca passou pela minha cabeça pegar algo que não fosse meu, sem que fosse fruto do meu esforço e do meu suor. O que aconteceu foi uma situação muito difícil, algo que eu jamais imaginaria viver. Mas graças a Deus, às pessoas que acreditaram em mim e ao apoio dos amigos, estou conseguindo esclarecer tudo. Só quero seguir minha vida com dignidade e cuidar da minha família”, desabafou.

Fernando (esquerda) grava vídeo ao lado do amigo e patrão Wandson para esclarecer o caso e pedir ajuda para recuperar o prejuízo | Foto: Djota Radialista
Na manhã desta quinta-feira, Fernando e Wandson registraram um boletim de ocorrência na delegacia de Santaluz contra o criminoso responsável pelo golpe, ainda não identificado. Segundo eles, o número de telefone utilizado pelo estelionatário estaria vinculado a um endereço em outro estado. A Polícia Civil investiga o caso.
Como ajudar
Quem quiser ajudar Fernando a recuperar o prejuízo pode fazer uma doação via Pix.
🔹 Chave Pix (CPF): 112.219.815-95
🔹 Nome: Fernando dos Reis Silva
🔹 Banco: Nubank
Notícias de Santaluz e Djota Radialista