Share Button

Foto: Reprodução

A montadora alemã Audi, responsável por carros de luxo do Grupo Volkswagen, anunciou a suspensão de suas atividades no Brasil. Ela fabricava o A3 Sedan em uma fábrica na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, mas, desde dezembro, retirou o modelo de venda.

Segundo o portal Olhar Digital, a decisão ainda é de caráter temporário, diferente da Ford e da Mercedes que decidiram encerrar suas atividades no país de forma definitiva.

Por meio de nota, a Audi disse que aguarda decisões que serão tomadas pela matriz, além de créditos de IPI que somam R$ 289 milhões devidos pelo governo para confirmar se um novo produto da marca passará a ser montado na fábrica paranaense. Ela estuda também a possibilidade de instalar uma linha de montagem da nova Tarok, uma picape que deve chegar ao Brasil para competir com a Fiat Toro. Até então, o A3 Sedan era o único veículo fabricado pela montadora em território nacional.

Quanto aos milhões devidos, de acordo com a publicação, são referentes a um bônus prometido para Audi, Mercedes e BMW para a produção de carros no Brasil.

O portal lembra que, se confirmada, essa será a segunda vez que a Audi encerra uma produção no Brasil. A primeira ocorreu em 2006, quando a montadora deixou de fabricar o A3 Hatch. Anos depois, em 2015, com uma promessa de subsídios feita pelo governo Dilma Rousseff (PT), a montadora voltou ao Brasil para produzir o A3 Sedan e o SUV compacto Q3. Esse último deixou de ser fabricado no país em 2019.

Deixo o seu comentário

comentário(s)