WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Império Store

Drogaria Santana

Gil Lingerie e Confecções


Coité: Projeto Santo Antônio de Música se torna Ponto de Cultura

foto 03 - turnê nordeste alagoas

A partir de agosto, Conceição do Coité passa a sediar seu terceiro Ponto de Cultura, o bem sucedido Projeto Santo Antônio de Música foi selecionado no Edital de Implementação da “Rede de Pontos de Cultura do Estado da Bahia”, realizado em 2014 e assinou o Termo de Compromisso Cultural no início de 2016. Sendo certificado como Ponto de Cultura, o Projeto Santo Antônio de Música poderá qualificar suas ações, com a aquisição de novos equipamentos e instrumentos musicais, para melhor atender gratuitamente cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens, que hoje integram as atividades do Projeto.

foto 02 - comenda_do_merito_cultural-BA

Surgido em 2007, o Projeto Santo Antônio de Música foi uma das mais importantes ações criadas e implantadas pela Associação de Moradores do Alto da Colina, sendo uma iniciativa inédita não só no município de Conceição do Coité, mas como também em todo o Território do Sisal. Começou nas varandas de algumas das casas do bairro, nos quintais e nas sombras de árvores, foi ganhando a confiança e o apoio da comunidade, passando a realizar suas atividades em uma pequena Capela particular, até que esta já não mais abarcava a crescente demanda de crianças e adolescentes, que começaram a conhecer, admirar e querer participar do projeto. Hoje o Projeto tem sede própria com salas de aula, um teatro e instrumentoteca.

foto 01 - intercâmbio portugal

Desde a sua essência, o Projeto se aproxima do conceito de Ponto de Cultura, pois suas ações são desenvolvidas com grande respeito à cultura local, tendo como meta o avanço na qualidade artística alinhada a uma ação social, que tem mudado profundamente a comunidade atendida. Já tendo sido contemplado em vários editais e prêmios, a instalação do Ponto de Cultura representa mais uma importante vitória na trajetória crescente do Projeto Santo Antônio de Música. Através deste edital, o Projeto receberá apoio financeiro e institucional por três anos. Além das atividades de formação, o Projeto Santo Antônio de Música abriga diversos projetos, conta hoje com três orquestras (Orquestra Santo Antônio – OSA, Orquestra Coiteense de Violões – OCV e Orquestra Nossa Senhora de Fátima – ONSEF) e muitos de seus jovens estão seguindo para curso superior de música e/ou criando seus próprios projetos. 

Pontos de Cultura
Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. O edital de Implementação da “Rede de Pontos de Cultura do Estado da Bahia” foi promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 

1 resposta para “Coité: Projeto Santo Antônio de Música se torna Ponto de Cultura”

  • JOSE PLINIO DE OLIVEIRA disse:

    Isto é que é de suma importância na Região do Sisal da Bahia. Um Projeto capaz de elevar o nível da nossa cultura e oferecer formação em melhor nível ao público infanto-juvenil; resgatando-o do submundo das drogas e das garras do crime. PARABÉNS!!!

    José Plínio de Oliveira

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia