Share Button

Do G1 BA

seca_pjsadq0

Moradores precisam de carros-pipa para terem água para beber | Foto: Reprodução/TV Subaé

Moradores da zona rural de Feira de Santana sofrem com estiagem prolongada que atinge a região. Desde o final do ano passado não chove regularmente, o que fez o municípío decretar, pelo quinto ano consecutivo, situação de emergência. Os habitantes contam que precisam de carros-pipa para ter água para beber – água que muitos moradores dividem com os animais que criam nas fazendas, para evitar que os bichos morram de fome.

A situação mais grave é a do distrito de Jaguaquara, onde o agricultor José de Almeida tem uma propriedade rural. No local, ele afirma que plantava milho, feijão e capim, mas que, coma seca, nada mais vinga. Em meio ao cenário desolador, somente o mandacaru se destaca em meio à vegetação seca. José afirma que, devido à situação, teve até de levar os animais que criava no local para a fazenda de um amigo. “Se deixar aqui, morrem tudo de fome e sede. Mesmo dando ração, eles não suportam. Isso aqui está acabado”, disse o agricultor.

A água levada aos moradores pelos carros-pipa disponibilziados pela Defesa Civil do município é para consumo humano, mas muitas pessoas utilizam também para matar a sede dos animais. “A prioridade é o consumo humano, mas as pessoas utilizam também para o consumo animal”, afirmou Antônio José dos Santos, engenheiro ambiental da Defesa Civil. 

seca_kggskv5

Agricultora diz que divide água de beber com galinhas em Feira de Santana | Foto: Reprodução/ TV Subaé

É o caso da agricultora Edelzuita da Silva. O tanque que ela tem em casa tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água. Ela afirma que a água trazida pelo carro-pipa que passa em sua residência dura cerca de dois meses e que divide com as galinhas. “Eu bebo, mas agora tem que usar também para dar para as galinhas para que não morram de sede. Não basta eu matar a minha sede e elas ficarem sem água”, destaca.

Ao todo, sete carros-pipa levam água para as pessoas que estão sofrendo com a situação e o número deverá ser ampliado, segundo o secretário de Agricultura do município, Joedilson Freitas. “Temos sete carros-pipa da secretaria de agricultura que faz esse atendimento diariamente na zona rural. E estão chegando mais quatro ou cinco carros que fazem parte do projeto que fizemos com relação à situação de emergência com o estado”, afirmou.

Deixo o seu comentário

comentário(s)