Contrabando de cigarros e medicamentos do Paraguai é alvo de operações da PF em Salvador e Feira de Santana
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) duas operações para combater o contrabando de cigarros e medicamentos em Salvador e Feira de Santana, na Bahia. As ações fazem parte de um esforço para desarticular grupos criminosos que comercializam produtos contrabandeados do Paraguai, segundo informações da própria Polícia Federal.
A Operação Fumo Ilegal, realizada em Salvador, tem como alvo uma quadrilha envolvida no contrabando de cigarros. As investigações começaram em 2020, com a prisão de três pessoas em flagrante e a apreensão de 70 mil maços de cigarros. A PF identificou outros envolvidos, que usavam um depósito de bebidas para esconder os produtos contrabandeados. Nesta quinta-feira, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, com a participação de 34 policiais. Os suspeitos serão indiciados por associação criminosa e contrabando.
Em Feira de Santana, a Operação Rota Guarani teve como foco o combate ao contrabando de cigarros e medicamentos também oriundos do Paraguai. A operação, que já havia sido deflagrada em junho de 2023, identificou fornecedores que revendiam os produtos na região. Nesta quinta, a PF cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e bloqueou valores em contas bancárias dos suspeitos, conforme decisões da 2ª Vara Federal de Feira de Santana. Os envolvidos poderão responder por contrabando e falsificação de medicamentos.
De acordo com a Polícia Federal, essas ações são fundamentais não apenas para combater o crime organizado, mas também para proteger a saúde pública, já que o consumo de produtos contrabandeados e falsificados pode representar graves riscos à saúde dos consumidores.
Notícias de Santaluz