DSC_1790

Foto: Notícias de Santaluz

A Semana da Pátria em Santaluz, que dá inícios às comemorações da Independência do Brasil, celebrada no próximo dia 7 de Setembro, teve início na manhã desta quinta-feira (1º) com a realização da 47ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A solenidade de abertura ocorreu na Praça dos Quiosques, região central da cidade, com o acendimento do fogo simbólico da Pátria e hasteamentos das bandeiras. Como de costume, o ato cívico teve forte participação popular e reuniu centenas de alunos da rede pública municipal de ensino, atletas e representantes da sociedade luzense.

DSC_1779

Foto: Notícias de Santaluz

O prefeito Zenon Nunes Filho participou da solenidade de acendimento do fogo simbólico da Pátria e hasteamento das bandeiras, acompanhado de secretários de governo, vereadores e outras autoridades. Houve desfile da Fanfarra Municipal de Santaluz (Famsluz). Durante o ato, que teve forte participação popular, o fogo simbólico foi levado até a pira instalada na praça, e passado ao prefeito Zenonzinho pelo representante da Liga do Fogo Simbólico da Pátria, Luiz Silva Pereira, que desde 1969 participa da entrega da chama.

DSC_1708

Foto: Notícias de Santaluz

Ao fim da cerimônia, o prefeito acendeu a chama e, em seguida, alunos da rede pública municipal de ensino, atletas e representantes da sociedade luzense saíram em direção à cidade de Valente, onde ocorre nova solenidade e o fogo simbólico segue viagem para Retirolândia, Conceição do Coité e Barrocas, até chegar à Serrinha, onde o percurso é finalizado e a pira é mantida acesa no Coreto situado na Praça Luiz Nogueira, até o dia 7 de setembro.

DSC_1769

Foto: Notícias de Santaluz

Dando continuidade à programação da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, será realizado o tradicional desfile cívico-cultural organizado pela Prefeitura Municipal de Santaluz, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Juventude, e de Educação, a partir das 9h, saindo da Avenida Getúlio Vargas até chegar a Praça dos Quiosques, com parada na Rua Rui Barbosa.

DSC_1796

Foto: Notícias de Santaluz

A Corrida
Cada município seleciona seus atletas, que seguem em um carro e são distribuídos ao longo do percurso, se revezando na condução da pira, mantendo uma distância segura. A corrida é encerrada no município vizinho, onde a tocha é entregue à comissão local. O percurso é finalizado na cidade de Serrinha, onde a pira é mantida acesa no Coreto situado na Praça Luiz Nogueira, até o dia 7 de setembro.

Redação Notícias de Santaluz

Confira a galeria de fotos abaixo:

Deixo o seu comentário

comentário(s)