WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Dema Reis, artista plástico de Santaluz, participa de exposição de pintura nos Estados Unidos

demareis

Uma das obras de Dema Reis que faz parte da exposição em Boston nos Estados Unidos; Título: Símbolos da Memória | Foto: Arquivo Pessoal

O artista plástico Dema Reis, natural de Santaluz, participa de exposição coletiva, na cidade de Boston, em Massachusctts, Estados Unidos. A exposição titulada ‘From Rio With Love’, terá a participação de outros 16 artistas brasileiros e acontecerá na Alternative Art Space Gallery, localizada no endereço: 460 Harrison Ave Suite 21C, Boston. A abertura da exposição acontecerá nesta sexta-feira, 2 de setembro, às 18:30h, com um coquetel aos convidados e período de visitação nos dias 03 a 12 de setembro de 2016. A exposição tem a Curadoria de Sandra Erse da Associação Brasileira de Desenho e Artes Plásticas.

Dema Reis é um artista com mais de 40 anos de dedicação a pintura. Nasceu na cidade de Santaluz, onde reside atualmente, e mourou por mais de 42 anos em Salvador. Já participou de 23 exposições coletivas e 5 individuais:  Salvador, São Paulo e Santaluz. Participou de bienal, feiras de artes, Ilustração de livros e foi artista exclusivo do Banco das Artes em São Paulo. Suas obras se encontram em cidades do Brasil, grande parte delas na cidade de Salvador. No exterior suas obras estão na Alemanha, França, Espanha, Holanda, Estados Unidos e Canadá.

convitedema

Convite da exposição ‘From Rio With Love’ | Arquivo Pessoal

Grande parte de sua infância foi vivida, entre ambientes da lavoura do sisal e caatinga, locais onde a família morou e trabalhou. Começou a desenhar ainda criança, usando vagens de São João, planta abundante e nativa na zona rural do município. Os desenhos estampados nos lajedos e às vezes nas paredes externas das casas, sempre simbolizavam bois, cabras, pássaros, principalmente cardeais e sofres. No período escolar desenvolveu as primeiras pinturas com lápis de cores em cartolinas. Na fase adulta conheceu os recursos das tintas e os suportes das telas e fez suas primeiras experimentações. Dema Reis é formado em Licenciatura Plena pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, onde estudou desenho e artes plásticas. Fez ainda os cursos: Bacharelado em História na Universidade Católica de Salvador e Ciências Contábeis na Faculdade Visconde de Cairú.

O crítico de arte Justino Marinho comenta: “A fase atual da pintura de Dema Reis se baseia em observações de seu dia a dia, buscando imagens que povoaram sua mente na época da infância e algumas imagens de momentos atuais marcados na capital. Sendo que suas ideias criativas, transitam entre o mundo rural e urbano extremamente distanciados ou interligados na mesma emoção. Assim surge a concepção de seus trabalhos sempre feita a partir de esboços e depois planejado no espaço da tela. A emoção inicial que é contida no ato de realização do desenho volta a ganhar força, quando Dema Reis, exerce o ato de pintar. É o momento da invasão da fantasia, criação das cores temperadas e uma busca de aspectos irreais, através de tonalidade e distribuídas segundo as peculiaridades de sua sensibilidade. A pintura resultante é sempre figurativa, mas nunca destinada, a obedecer literalmente, as imagens ou lembranças que lhe deram origem. Seus segredos são a utilização de seu hábil desenho e o manejo das cores, com possibilidade de realizar uma textura aveludada e repleta de força e sedução. O elemento linha, além de interesse plástico, é utilizado no desenho e na pintura, para criar um direcionamento do público espectador”. 

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)

3 respostas para “Dema Reis, artista plástico de Santaluz, participa de exposição de pintura nos Estados Unidos”

  • Rita de Cassia Lima says:

    Sinto-me imensamente feliz em ter a honra de poder dizer sou AMIGA desse carARTISTA tão incrivelmente inteligente e extremamente simples… Parabéns Dema Reis,

  • João macario says:

    Parabéns ao filho luzense e pelo site por não deixar o momento passa em branco, diante de jovens e população sem cultura, q daqui uns anos no q presenciamos não vai ter nimguem para dar continuidade à história dos grandes da nossa terra.

  • luziara says:

    É com muito orgulho que parabenizo esse artista e grande guerreiro. Vem merecido esse quadro maravilhoso além de tantos outros que o mundo não conhece.Estamos orgulhosos dessse grande luzense

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia