Share Button

Por g1 Bahia

Ciro Gomes visitou as Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador | Foto: Eric Luis Carvalho/g1 Bahia

Em visita à Bahia nesta quinta-feira (11), o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, conheceu as instalações das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na região da Cidade Baixa, em Salvador. A entidade atua hoje com déficit operacional de quase R$ 30 milhões por conta de valores defasados ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A OSID presta atendimento 100% gratuito e vive a maior crise financeira da sua história. São cerca de 2,9 milhões de pessoas atendidas por ano, incluindo pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência, carentes e em situação de rua. Além disso, 23 mil cirurgias e 43 mil internamentos são realizados por ano.

Durante sua visita, Ciro Gomes recebeu um documento que detalha o déficit financeiro da OSID por conta de atrasos nos pagamentos e falta de reajustes do SUS.

“O Brasil é um país que está, institucionalmente, doente. Uma instituição como Irmã Dulce não pode ficar assim, seja pela memória, carga simbólica que representa ou pelo trabalho específico com milhares de famílias”, comentou.

Chapa presidencial é formada por Ciro Gomes e Ana Paula Matos | Foto: Eric Luis Carvalho/g1 Bahia

Ciro aproveitou para atacar a gestão feita pelo governo federal na área da Saúde e afirmou que convênios com instituições têm deixado de ser cumpridos, o que prejudica o fôlego financeiro dessas entidades. Caso seja eleito, ele assegura que “haverá um enorme esforço para colocar tudo em dia” e não faltar apoio às entidades como a OSID.

Em entrevista concedida à Rede Bahia, em março deste ano, a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, explicou que a crise é resultado dos valores recebidos em razão dos serviços prestados ao SUS, decorrente de um contrato chamado de Plano Operativo.

Esse plano não possui cláusula de reajuste e o recurso repassado à instituição é o mesmo feito há cinco anos. Com a alta demanda provocada pela pandemia da Covid-19 e o crescimento no valor dos insumos e as demais despesas, o déficit se tornou inevitável.

A agenda de Ciro Gomes na Bahia teve início às 7h30, em uma missa na Igreja do Bonfim, um dos principais pontos do turismo religioso em Salvador. Em seguida, visitou as instalações da OSID e, por fim, passeou pelo Mercado Modelo.

Ao seu lado estava a candidata a vice, Ana Paula Matos, que é vice-prefeita de Salvador. Ele aproveitou a oportunidade para reafirmar seu apoio à candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia.

Deixo o seu comentário

comentário(s)