Do G1 BA
Paulo-Souto-e-Rui-Costa-folhabaiana

Segundo o Ibope, haverá disputa de segundo turno para governador na Bahia

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (4) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo da Bahia: Paulo Souto (DEM): 46%; Rui Costa (PT): 46%; Lídice da Mata (PSB): 5%; Da Luz (PRTB): 1%; Marcos Mendes (PSOL): 1% e Renata Mallet (PSTU): 1%.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo o Ibope, haverá disputa de segundo turno no estado. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia.

Votos totais – Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são: Paulo Souto (DEM): 36%; Rui Costa (PT): 36%; Lídice da Mata (PSB): 4%; Da Luz (PRTB): 1%; Marcos Mendes (PSOL): 1%; Renata Mallet (PSTU): 1%; Branco/Nulo: 10%; Indecisos: 12%.

No levantamento anterior, divulgado em 24 de setembro, Paulo Souto tinha 43% e Rui Costa, 27%. Na pesquisa divulgada em 10 de setembro, Paulo Souto tinha 46% e Rui Costa aparecia com 24%. No levantamento de agosto, Paulo Souto tinha 44% e Rui Costa, 15%.

Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno. Veja os resultados: Paulo Souto: 39%; Rui Costa: 39%; Branco/nulo: 11%; Não sabe/não respondeu: 11%.

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1 e 4 de outubro. O instituto ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número BA-00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01019/2014.

Deixo o seu comentário

comentário(s)