Share Button

Por Crescer online

Menina de apenas 4 meses teve reação ao medicamento | Foto: Thinkstock

Menina de apenas 4 meses teve reação ao medicamento | Foto: Thinkstock

Uma mãe, segundo relato a uma emissora de TV local, disse que foi até a unidade de saúde de Santa Rita, em Vila Velha, no Espírito Santo, pegar uma medicação prescrita pelo pediatra. O objetivo era tratar uma inflamação bucal na filha de apenas 4 meses. No entanto, depois de iniciar o tratamento, no dia 18 último, ela percebeu que a menina começou a apresentar vermelhidão e sonolência. A mãe só notou a confusão depois de retornar à farmácia para perguntar sobre a reação da filha. Segundo ela, em vez de nistatina — um antifúngico oral —, ela teria recebido permetrina, um medicamento que não deve ser ingerido. Normalmente, ele é usado no couro cabeludo para conter infestação de piolhos. A essa altura do tratamento, a menina já teria ingerido mais de três doses do medicamento. Por e-mail, a Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha admitiu o erro, mas afirmou que foi pontual: “as embalagens dos medicamentos são idênticas, o que dificulta a liberação do mesmo e, por estarem próximos, ocasionaram a confusão. Entraremos em contato com a indústria para avaliar a possibilidade de modificação da embalagem. Além disso, a farmacêutica fez uma reorganização da farmácia para evitar novos erros em relação às embalagens”.