calor

Foto: Divulgação

Para os próximos dias o tempo na Bahia segue sem grandes mudanças, principalmente, no Oeste, São Francisco e Norte. De acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as temperaturas nessas áreas permanecem elevadas, com máximas podendo atingir 40ºC, contribuindo para a ocorrência de chuvas isoladas, especificamente, no extremo oeste baiano. Para a Chapada Diamantina e Sudoeste, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e as máximas poderão chegar aos 37°C, especialmente ao longo da tarde. Na faixa leste da Bahia, que inclui as regiões Nordeste, Recôncavo e Sul, as temperaturas devem variar entre 19°C (no Sul) e 36°C (no Nordeste). No domingo (25), a passagem de uma frente fria oriunda do Sudeste brasileiro pode intensificar os ventos e, consequentemente, as chuvas no sul do estado.

santaluz

Temperaturas oscilam entre 18 e 37° C neste final de semana em Santaluz | Foto: Divulgação

Calor e tempo abafado permanecem em Santaluz

A sessenta dias do início do verão, o intenso calor que atinge a Bahia nos últimos dias também não deve dar trégua para os luzenses neste final de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (24), a temperatura deve atingir os 37°C em Santaluz. A mínima prevista pelo instituto é de 18°C. De acordo com o Inmet, o dia deve ter céu claro com poucas nuvens e ventos fracos. Já no domingo (25), os termômetros também não perdoam e a máxima deve ficar entre os 32°C e os 35°C, com mínima de 21°C. A sensação térmica pode chegar a 40°C no final de semana.

Índice de Radiação Ultravioleta

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado entre os dias 23 (sexta-feira) e 25 (domingo), quando os Índices previstos deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16 h, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)