DSC00381

Agências do Banco do Brasil e de bancos privados voltam a funcionar normalmente a partir desta terça-feira (7) | Foto: Notícias de Santaluz

Em greve desde 30 de setembro, os bancários da base do Sindicato da Bahia decidiram, em assembleia, na noite desta segunda-feira (6), aceitar proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) puseram fim à paralisação na rede privada e no Banco Brasil, e voltar ao trabalho nesta terça-feira (7).

Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, no entanto, os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), não aceitaram a contraproposta – considerada “irrisória” – apresentada pelos bancos. Os empregados da Caixa marcaram uma nova assembleia para as 18h30 desta terça-feira (7). Os empregados do Banco do Nordeste aguardam uma nova proposta para se reunirem novamente.

A proposta aceita por parte da categoria nesta segunda-feira prevê: elevar o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição; em relação aos dias parados, a compensação de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro, para quem trabalha 6 horas, e uma hora no período entre 15 de outubro e 7 de novembro, para quem trabalha 8 horas.

Redação Notícias de Santaluz