consignado-para-idosos

Foto: Divulgação

Os brasileiros que estiverem em condições de se aposentar por idade receberão uma carta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na sexta-feira, 29 de agosto, foram enviadas, por exemplo, 2.974 cartas-aviso para aqueles que podem requerer o benefício em setembro. Deste total, 1.685 foram para mulheres e 1.289 para homens. A aposentadoria pode ser solicitada a partir da data de aniversário.

Na correspondência constam o nome, o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O comunicado contém também um código de segurança para que o segurado confirme a autenticidade da carta. O objetivo é garantir a segurança dos dados e protegê-los contra fraudes. A confirmação deve ser feita pelo próprio segurado pela Central 135 ou na página da Previdência Social na internet.

Quem pode receber

O aviso traz orientações ao segurado sobre como requerer o benefício. Receberão o documento, homens que completaram 65 e mulheres 60 anos a partir de setembro. Em ambos os casos é preciso ter 180 contribuições ao INSS. Como o Instituto envia correspondências de acordo com as informações do cadastro dos contribuintes, quem não tiver recebido, deve procurar a Central 135 e atualizar os dados.