Da Agência Brasil
Imagem-0181

De acordo com o Ministério do Trabalho, até o final de 2015, os postos em todo o Brasil vão emitir o documento na hora | Foto: Divulgação

Foi lançada a Carteira de Trabalho Digital. O documento traz uma série de mudanças como a integração das informações de diversos bancos de dados do governo federal. Além da entrega que poderá ser feita no mesmo dia da solicitação. A emissão continua gratuita. O trabalhador receberá um cartão com código de barras que reúne o histórico trabalhista. Nele terá o número do Programa de Integração Social (PIS) e as contribuições declaradas pelos empregadores.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) tem validação nacional dos dados do trabalhador. O documento garante mais segurança ao cidadão, que terá as informações trabalhistas atualizadas e disponíveis no novo documento. Isso deve resultar em mais agilidade no pagamento de benefícios e previdenciários. Essa validação de dados feita em tempo real poderá combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal.

De acordo com o Ministério do Trabalho, até o final de 2015, os postos em todo o Brasil vão emitir o documento na hora. Aqueles que possuem a CTPS não precisam fazer este modelo, apenas no caso de emissão da segunda via. Os que forem solicitar o documento pela primeira vez receberão a versão digital.

Deixo o seu comentário

comentário(s)