Share Button

Por Uol e Climatempo

Foto: Freepik

Uma onda de calor intensa deve atingir o país nos próximos dias, com máximas na casa dos 40°C, de acordo com a Climatempo.

As temperaturas vão subir a partir desta quarta-feira (8), trazendo uma nova onda de calor para boa parte do país. O fenômeno terá um tempo maior de duração em comparação a setembro, podendo durar mais de cinco dias.

O ar frio das madrugadas perderá força, e os dias serão mais quentes principalmente em Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. As temperaturas no interior do estado de São Paulo ficarão em torno de 40°C.

No sábado (11), as temperaturas podem chegar a 47ºC em áreas de Mato Grosso do Sul e ficar acima de 42ºC em Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Partes na região Sul e Sudoeste também serão atingidas pela onda de calor.

O fim de semana será quente em quase todas as regiões do Brasil. O calor aumentará ainda mais na segunda-feira (13), com foco no Espírito Santo, leste de Minas Gerais e em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. (…) É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, afirma o meteorologista Vinicius Lucyrio.

Deixo o seu comentário

comentário(s)