apagão

Foto: Divulgação

De acordo com nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o fornecimento de energia no verão está assegurado e não há previsões de cortes seletivos durante esta estação. A nota é uma resposta à reportagem divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, que afirma que cortes em capitais da região Sudeste, no meio da madrugada, podem ocorrer se não chover o necessário.

A direção do ONS afirma que o atendimento à demanda de ponta está assegurado pela implementação de diversas medidas. São elas: a coordenação de manutenções de unidades geradoras para maximizar a disponibilidade de potência das usinas; a minimização de intervenções que limitem a transferência de energia entre regiões; a utilização plena das disponibilidades energéticas das usinas térmicas; a máxima exploração das disponibilidades energéticas das regiões Sul e Norte, de modo a minimizar a utilização dos estoques armazenados nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Na nota, o Operador alerta: “o conteúdo da matéria é alarmista e não corresponde à realidade dos resultados dos estudos do Programa Mensal de Operação do mês de novembro”. Segundo a entidade, mesmo com os níveis de armazenamento tão baixos nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, o período chuvoso está dentro da normalidade. O ONS explicou ainda que “a elevação natural da carga por causa das altas temperaturas, é analisada mês a mês”.

Deixo o seu comentário

comentário(s)