Visita poços (16)

Cerca de 700 famílias que vivem e produzem na zona rural do município de Juazeiro, no norte da Bahia, serão beneficiadas com obras de perfuração de poços tubulares que auxiliarão no abastecimento de água para consumo humano e dessedentação animal. Os recursos para essa ação são do Orçamento Geral da União, destinados à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) por emenda parlamentar. De acordo com o engenheiro civil da Codevasf em Juazeiro, Otávio Augusto de Souza, serão perfurados 16 poços. “As famílias serão beneficiadas por meio da captação de água do lençol freático, que poderá suprir a necessidade de água para a criação de animais através de bebedouros que serão montados e para as pessoas, no caso de poços que tenham água de boa qualidade para o consumo humano”, ressalta.

Otávio Augusto explica ainda que a ação será realizada em duas etapas. “A primeira fase são as perfurações e a segunda é a análise da água em laboratório para saber a quantidade de sais e bactérias presentes e o teste de vazão. Feito isso, os poços passam a ter efetivo funcionamento. Dos 16 poços previstos, nós já temos 12 perfurados”, relata o engenheiro. Além de Juazeiro, outros nove municípios baianos que estão inseridos na área de atuação da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro também serão contemplados com a perfuração de poços tubulares, entre eles Curaçá, Paulo Afonso, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Jeremoabo, Sento Sé, Campo Alegre de Lourdes e Sobradinho. No total, serão 36 poços perfurados nesses nove municípios. “Assim que as obras forem concluídas na zona rural de Juazeiro, a empresa responsável seguirá para os outros municípios de acordo com a proximidade geográfica da última cidade até terminar a obra”, pontua Otávio Augusto.

Visita poços (14)

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, José Haílton Carneiro de Oliveira, essa ação vai trazer mais tranquilidade para as famílias dos pequenos produtores que vivem no interior do município e dependem da água para exercerem suas atividades produtivas. “Mesmo estando há pouco tempo à frente da Superintendência de Juazeiro tenho constantemente visitado alguns locais onde a Codevasf promove ações de desenvolvimento com o objetivo de conhecer os detalhes deste trabalho e as dificuldades encontradas, e, principalmente, ouvir da própria população quais as suas expectativas e necessidades”, concluiu.

Recentemente, o superintendente, acompanhado do engenheiro civil Otávio Augusto de Souza e o assessor Luís Manoel de Santana, esteve no Salitre, distrito do município de Juazeiro, para vistoriar o andamento das obras. O grupo acompanhou a execução dos trabalhos na localidade de Roça do Feijão. A visita técnica incluiu os poços já perfurados que atenderão as comunidades de Pau Preto, Juá, Sobrado, Manga II, Pateiro, Manoel Patrício, Panelas, Goiabeira I e II, Baixa da Zefa e Baraúnas.

Ascom Codevasf

Deixo o seu comentário

comentário(s)