WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana


Prefeitura de Santaluz e comitê de contingenciamento autorizam por mais 2 semanas funcionamento do comércio

Share Button
Foto: João Garcia/Foto Luz Stúdio/Arquivo

Foto: João Garcia/Foto Luz Stúdio/Arquivo

A Prefeitura de Santaluz e o comitê local de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus decidiram neste domingo (19) renovar por mais duas semanas o prazo do decreto que permite a abertura do comércio na cidade. As feiras livres e as aulas, no entanto, continuam suspensas em todo o território do município.

Com a prorrogação, o comércio está autorizado a funcionar até o dia 3 de maio. Porém, os estabelecimentos precisam adotar medidas de enfrentamento ao coronavírus, como disponibilização de álcool gel ou água e sabão para higienização das mãos, fornecimento gratuito de máscaras para funcionários e impedimento de aglomerações de pessoas.

Cabe ressaltar que de acordo com o decreto municipal publicado em 30 de março deste ano, todos os estabelecimentos ficam autorizados a funcionar normalmente entre segunda e sexta-feira, das 8h às 18h.

Apenas estabelecimentos comerciais de natureza essencial estão liberados para funcionar também aos sábados e domingos – respeitando os critérios da lei municipal que regulamenta o funcionamento do comércio aos domingos e feriados.

A prefeitura e o comitê de contingenciamento ressaltam que o quadro do novo coronavírus é dinâmico com constantes atualizações diárias e, portanto, as medidas podem ser estendidas novamente ou até mesmo revogadas, dependendo da situação epidemiológica no município.

Nenhum caso confirmado na cidade

Santaluz descartou 13 suspeitas de Covid-19 desde o começo do monitoramento. Nenhum caso positivo da doença foi registrado na cidade até este domingo. Também não há casos suspeitos até o momento.

Agentes dos departamentos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica e demais equipes das secretarias da Saúde, da Educação, da Assistência Social e de outros setores da administração municipal atuam rotineiramente realizando ações de combate e prevenção ao novo coronavírus.

Notícias de Santaluz

2 respostas para “Prefeitura de Santaluz e comitê de contingenciamento autorizam por mais 2 semanas funcionamento do comércio”

  • JOSÉ PLÍNIO DE OLIVEIRA disse:

    Creio que devemos ir nos preparando Espiritual e psicologicamente para quando essa pandemia passar; no dizer de alguns pode “cair a ficha” e vir o medo. Nesta hipótese, poderemos recorrer também aos saberes locais. lembro-me de um aluno e uma aluna luzenses que há muitos anos fizeram uma pesquisa com o Sr. Pedro Barbaço ou Pedro do Barbaço, salvo engano e de Saudosa Memória. Morador do município de Santaluz, quase centenário, entre outros ensinamentos preciosos revelados a estudantes da UNEB, o Sr. Pedro explicou como se dá o medo: certa feita em sua propriedade chegaram dois cangaceiros, ele os recebeu com toda a cortesia e os indivíduos o trataram muito bem. Somente queriam substituir suas montarias estropiadas por animais descansados da Fazenda. O Sr. Pedro tomou as providências e os cangaceiros lhe asseguraram que deixariam as montarias em um lugar combinado para ele recuperar. Tudo transcorreu na mais perfeita Paz. Depois que os cangaceiros partiram, chegaram cidadãos de Valente para recuperar os animais deixados. O Sr. Pedro foi depois recuperar os seus conforme o combinado. Somente passados alguns dias do episódio, passou a ter medo até pelas narrativas sobre a “pandemia” do cangaço. Na sua narrativa para a pesquisa, ele revelou estratégias para superar o medo sem desgastes interiores, as Rezas dos Povos da Caatinga. Ah! se pudéssemos recuperar essa Cultura! O diálogo entre os saberes nativos e as ciências contemporâneas são um SANTO REMÉDIO.

  • Nilson disse:

    Que Deus abençoe que não tenha nenhum.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia