12592384_999179970177616_3102590567407559093_n

Foto: João Garcia/Ascom PMS

A Prefeitura de Santaluz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (22) mais um mutirão para atendimento gratuito de diagnóstico e revisão de tratamento do glaucoma. Ao todo, 300 pessoas serão atendidas no Centro de Especialidades Médicas de Santaluz (Cemes). O atendimento será a partir das 7h e é voltado para pessoas acima de 40 anos, independentemente da existência de casos da doença na família. As pessoas que tiveram diagnóstico positivo durante o mutirão realizado no dia 16 de abril (lembrar) devem retornar nesta sexta-feira para receber gratuitamente novas unidades do colírio para dar continuidade ao tratamento. Quem comparecer pela primeira vez ao mutirão vai passar por exames oftalmológicos e, quem for diagnosticado com glaucoma, também terá acesso gratuitamente ao colírio para auxiliar no tratamento. Antes, os pacientes tinham que se deslocar até Feira de Santana ou Salvador para conseguirem o medicamento.

Mutirão acontece no Pereira neste sábado
No sábado (23), o mutirão do glaucoma acontecerá no distrito de Pereira, a partir das 7h, na Unidade de Saúde da Família da localidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão atendidos 350 moradores do distrito e do seu entorno. Os pacientes que forem diagnosticados com a doença também receberão colírio e tratamento especializado de graça.

Sobre a doença
O glaucoma é uma lesão no nervo óptico que pode provocar, em alguns casos, até mesmo a cegueira, se não for tratada corretamente. Perda de visibilidade, também chamada de campo visual, é o principal sintoma da doença. O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível entre os baianos. 

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)