Com os prejuízos causados pela seca na Bahia, um programa para a recomposição das perdas agrárias e de animais pode ser criado no estado. A indicação é da deputada estadual Maria Del Carmem (PT), que acompanhou o Plano Safra Semiárido anunciado pela presidente Dilma Rousseff a ser lançado até o fim deste mês.

O plano anunciado por Dilma Roussef prevê a suspensão da execução das dívidas dos produtores do Nordeste até o fim de 2014, além de possibilitar desconto para a liquidação de empréstimos contratados até 2006 via Fundo Constitucional do Nordeste ou Tesouro Nacional. Operações contratadas a partir de 2007 que estavam inadimplentes em dezembro de 2011 serão renegociadas em até dez anos, com três anos de carência para o início do pagamento.

Enfrentando um dos piores períodos de estiagem dos últimos 40 anos, os prejuízos aos produtores rurais na Bahia são estimados em mais de R$ 800 milhões. Dentre eles estão a redução do rebanho bovino baiano em 70%; a queda da produção de leite em um terço (o que representa 1,5 milhões de litros/dia) e a perda das safras de feijão e milho.

“Temos cerca de 2,7 milhões de pessoas vivendo no sertão e enfrentando dificuldades para honrar com seus compromissos e atender necessidades básicas. Diante dessa situação é urgente a elaboração de estratégias para a recomposição agrícola e pecuária”, defende Maria del Carmen.

Deixo o seu comentário

comentário(s)