DSC_0844

Com uma programação especial para o período que antecede o Santaluz Folia 2016 – festa realizada em comemoração aos 81 anos de emancipação político-administrativa de Santaluz – a Semana da Cultura, que teve início no último fim de semana, com a realização de eventos esportivos de diversas modalidades como handebol, futsal, ciclismo e jiu-jitsu, teve continuidade na noite desta segunda-feira (11), na Praça do Saber, com um Sarau Cultural.

A história de Santaluz contada em uma pequena vila de barraquinhas temáticas que retratam, em diferentes abordagens criativas, os aspectos econômicos, sociais e culturais do município, as transformações ao longo do tempo, de modo a contribuir com a valorização dos saberes, conhecimentos e memórias da população que há mais de oito décadas habita a cidade. Com o tema “Raízes da Memória”, a ação pedagógica envolve exposição de diversas manifestações culturais e artísticas, para retratar a tradição do povo luzense.

DSC_6636

A secretaria de Educação do município, Rosimar Reis, explica que o intuito do projeto é relacionar o passado com o presente de forma lúdica, contextualizando as atividades e conteúdos desenvolvidos nas escolas da rede pública municipal de ensino ao longo do ano. “Todo trabalho teve a participação dos diretores, coordenadores, professores, estudantes, especialmente do Ensino Fundamental I, e até mesmo da comunidade. O objetivo é resgatar a história do município, trazendo elementos que estão meio que adormecidos no imaginário dos luzenses mais antigos e que na maioria das vezes são desconhecidos pelas crianças e adolescentes. Trata-se da culminância de um projeto pedagógico trabalhado nas escolas da rede pública municipal de ensino, mas que nessa semana de festejos em comemoração ao aniversário da cidade, trazemos essas mostras e apresentações para que a comunidade possa compartilhar conosco esse trabalho realizado nas salas de aula do município”, disse Rosimar.

DSC_0829

Para o estudante Cosme de Oliveira Santos, de 28 anos, o evento é uma forma de levar a mensagem da importância de valorização da cultura luzense. “A maioria dos jovens luzenses não conhece a história do município onde vive. Além disso, poucos têm a oportunidade de ter acesso a livros como o do escritor Nelci, que retratam a nossa origem. Portanto, iniciativas como essa são muito importantes, por isso que eu e meus amigos fizemos questão de prestigiar esse evento”, afirmou.

DSC_0956

Um dos destaques da programação desta segunda-feira, o Teatro Casa Velha apresentou a peça “História de Luta e Progresso de Santaluz”, destacando de maneira alegre e descontraída a história da cidade, que surgiu de uma fazenda pertencente ao município de Queimadas. Também houve apresentações dos músicos locais Guinas Júnior, Deise Oliveira, Michele Dias e Jobson do Rap, além das bandas Retorno de Saturno e Retorno Musical.

DSC_0904

A programação da Semana da Cultura segue até sexta-feira (15). Nesta terça-feira (12), a partir das 9h, várias atividades irão acontecer na Vila Cultural. A abertura será com exposições e apresentações culturais, que seguem até à tarde. À noite, a programação inclui música, poesia, teatro, artes plásticas, dança, exposições, apresentações culturais, artesanatos e som ao vivo.

“Aqui está representado um recorte cultural, patrimônio histórico do nosso município. Santaluz é uma cidade de gente guerreira, humilde e de grandes talentos. Aqui está reunido nosso verdadeiro patrimônio, que são nossos artistas, representados através de várias manifestações culturais, em um caldeirão que define a história do nosso povo. Santaluz merece todo esse resgate histórico e está de parabéns por ter grandes artistas como os que estão representados aqui”, afirmou a secretária de Cultura, Esporte e Juventude, Aline Cunha.

Redação Notícias de Santaluz

Confira a galeria de fotos abaixo:

Deixo o seu comentário

comentário(s)