WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Reunião em Queimadas discute limpeza da Barragem Leste

eede53d8-1cd9-4e42-bb99-a240e755e8f7

Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, em Queimadas | Foto: Cidicleiton Souza (Zé Bim)/Notícias de Santaluz

Uma reunião na manhã desta segunda-feira (14), em Queimadas, discutiu medidas para a limpeza da Barragem Leste. O encontro foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas (Straf) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, e reuniu autoridades civis e políticas das cidades de Cansanção, Nordestina, Queimadas e Santaluz, e representantes de associações e movimentos sociais, além de alunos do Colégio Estadual Santa Bernadete e da comunidade local. A reunião serviu para tirar dúvidas, dar sugestões e discutir parcerias com os municípios para a limpeza da barragem que, além de estar suja, enfrenta um dos piores períodos de falta d’água dos últimos anos. No fim do encontro foi formada uma comissão para dialogar com o governo com as prefeituras municipais e com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

barragemlestelll

Barragem Leste enfrenta um dos piores períodos de falta de água dos últimos anos | Foto: Cidicleiton Souza (Zé Bim)/Notícias de Santaluz

A situação preocupa o senhor Cosme Américo dos Santos, que reside próximo à barragem a cerca de 60 anos. “Nunca vi o Rio Itapicuru como na atual situação em que ele se encontra, acho que os municípios beneficiados pela água da Barragem Leste devem unir forças em prol do projeto, já que saem cerca de 80 caminhões-pipa daqui todos os dias”, disse. O comerciante Léo Marques também acredita que a solução para o problema está na ação conjunta dos governos estadual e municipais em parceria com a população. “Temos todos que arregaçar as mangas para limpar o manancial com a ajuda do governo estadual e/ou através de parcerias com as prefeituras circunvizinhas que utilizam as águas do Itapicuru. Do contrário, corremos o risco de, em pouco tempo, ficarmos todos sem água. Não vamos ficar buscando culpados, mas, unir forças pelo bem comum”, desabafou.

11b78784-eff1-4b78-95d1-807b5b6f2350

Barragem está suja e cheia de lama | Foto: Cidicleiton Souza (Zé Bim)/Notícias de Santaluz

Além de seca, barragem está suja e cheia de lama

A barragem de pedra e cimento construída no leito do rio Itapicuru, na década de 40 pela extinta Leste Brasileira, que chega a represar 5 km de água, apresenta mais de 70% de sua estrutura entupida e, até o momento, não se tem uma previsão de limpeza por parte da Embasa, que explora a água. A Barragem Leste também serve como ponto turístico e de área de lazer para os habitantes de Queimadas e região. Ela foi limpa, em sua totalidade, na seca de 1993 a 1994. A última ação feita foi em 2014, quando foi feito um paliativo através de uma dragagem. O manancial responsável pelo abastecimento dos municípios de Queimadas e Santaluz está morrendo e corre o risco de deixar mais de 70 mil pessoas sem o líquido nos próximos dias, caso a barragem não seja limpa em sua totalidade e venha a secar.

Redação Notícias de Santaluz

2 respostas para “Reunião em Queimadas discute limpeza da Barragem Leste”

  • Dilson Miranda disse:

    Se depender da EMBASA é daí para pior, ela só sabe emitir as contas de água para o cidadão pagar, limpar a barragem que é mais do que um direito dela não o faz.

  • andré disse:

    tem que buscar junto a justiça a interrupção dos pagamentos de recibos da embasa,pois não fornecem o liquido mas a conta todo mês é certa ou se não juros,multa e corte… com a intervenção via judicial garanto que a embasa correra para fazer a limpeza da barragem e regularizar o atendimento ao consumidor>. pois dó em Santa luz são mais de 8500 ligações x R$ 23,00 taxa mínima da um total de R$ 195,500,00 ai sim se não cair esse dinheiro na conta acho que eles resolveriam…

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia