WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Acabe com a dengue


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Santaluz: 260 eleitores tiveram o título cancelado; na região foram mais de 4 mil

4e1fcd39-91b4-457e-8b4f-e58ec10a3fa1

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral cancelou os títulos de 260 eleitores em Santaluz por ausência não justificada às urnas nas últimas três eleições. O anúncio foi feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (28). De acordo com o TSE, para aplicação dessa regra, cada turno é considerado uma eleição. O cancelamento ocorreu depois de passado o prazo de 60 dias para que os 270 eleitores luzenses passíveis de terem o documento invalidado pudessem regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Desse total, apenas 10 eleitores (3,703%) compareceram ao cartório eleitoral do município para regularizar sua situação. Em todo o Brasil foram mais de 1,7 milhão de documentos cancelados.

No Território do Sisal, um total de 4.076 eleitores tiveram os títulos eleitorais cancelados por ausência às urnas nas três últimas eleições. Os municípios que registraram maior número de títulos cancelados na região sisaleira – segundo dados do TSE – foram Serrinha (475), Araci (455), Monte Santo (429), e Tucano (402). Completam a lista Itiúba, que teve 269 títulos cancelados, Conceição do Coité (262), Santaluz (260), Cansanção (259), Queimadas (228), Teofilândia (226), Quijingue (150), Nordestina (122), Lamarão (106), Valente (104), Barrocas (87), Biritinga (81), Retirolândia (61), São Domingos (56), Candeal (26) e Ichu (18).

De acordo com o TSE, para reverter o cancelamento, o eleitor deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral de sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no que pertence à sua atual residência, portando documento de identidade e, se possível, o título de eleitor e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições, além do comprovante de residência. A regularização não é necessária para eleitores com menos de 18 anos ou com mais de 70, para os quais o voto é facultativo. Pessoas com deficiência e que têm dificuldade de cumprir as obrigações eleitorais também não têm o título suspenso.

Ainda de acordo com o TSE, para saber se está em situação irregular, o eleitor pode consultar o site da Justiça Eleitoral e clicar em ‘situação eleitoral’, na parte de serviços ao eleitor.

Consequências – Com o cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências, como o impedimento de obter passaporte e carteira de identidade, recebimento de salário de função ou emprego público e tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e nomeações em concursos públicos.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)

2 respostas para “Santaluz: 260 eleitores tiveram o título cancelado; na região foram mais de 4 mil”

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia