WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Acabe com a dengue


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Santaluz: Colégio José Leitão culmina a fase final do projeto ‘Produzindo Literaturas’

Share Button
Foto: Vinicius Reis

Foto: Vinicius Reis

Na tarde desta quarta-feira (8), no auditório do Colégio Estadual José Leitão, foi culminada a etapa final do projeto pedagógico ‘Produzindo Literaturas’. O evento contou com a presença do público alvo (estudantes das primeiras séries dos turnos vespertino e noturno) de professores, de egressos, de alunos de outras séries, de estudantes universitários e de outros ouvintes. A mesa foi composta pela professora Anedy Belisário (vice-diretora do turno vespertino), representando o grupo gestor e por outros membros que consumaram as respectivas representações: professora Adriana Noronha (corpo docente), professora Jussiane Coutinho (acadêmicos), professora Luciana Martins (colaboradores fortes), Thierly Araújo (alunos escritores) e Milaine Leite (alunas escritoras); além dos palestrantes das segunda etapa – Literatura de Cordel: Nelci Cruz e Justino Nunes, esteve à mesa, também o destaque da tarde, o músico luzense Merilson Souza, falando sobre ‘A presença da mulher nos epitáfios’ (acompanhado do guitarrista Rafael Barreto, o Rafinha e do tecladista Felipe Silva, o maestro Felipão, carinhosamente chamados por Merilson), que como frisou a aluna Rebeca Ribeiro (da 1ª série D, vespertino), “Foi um encontro de Gigantes”.

Membros da mesa | Foto: Vinicius Reis

Membros da mesa | Foto: Vinicius Reis

Fazendo um breve histórico acerca do projeto ‘Literauras Luzenses’, o professor José Hamilton Pereira (idealizador e aplicador), explicou que a escolha do cantor Merilson Souza como representante da fase final (a produção de Epitáfios) se deu mediante uma sondagem que identificou o músico como um grande produtor de tal estilo literário e ainda mais, pela inserção constante do amor e da mulher em suas composições e que: “Esta ação pedagógica surgiu da necessidade de encorajar os envolvidos a produzirem textos e socializarem, firmando a sua capacidade de escrita tão recheada de qualidade quanto a de escritores canonizados na Literatura, e, apesar do suposto desconhecimento, rica, também, em recursos literários, linguísticos e em detalhes contextuais”.

Foto: Vinicius Reis

Foto: Vinicius Reis

Em suma, “O projeto se desenvolveu através de uma metodologia que primou pela aplicação de oficinas didáticas com os alunos das 1ªs séries dos turnos vespertino e noturno (Ensino Médio), sob a minha orientação e supervisão, todavia, demais participantes foram bem aceitos, mediante legalização da inscrição (estes desenvolveram as produções a distância, via e-mail). Dessa forma, tivemos o prazer de estudar três nuances da literatura (supracitadas): Literatura infantojuvenil, Literatura de Cordel e Produção de Epitáfios. Cada etapa foi marcada pela palestra de um representante do tipo de literatura trabalhada (já enfatizados acima). Um aspecto que merece muito destaque é o auxílio dos monitores que atuaram divinamente em cada fase, fazendo com que o nosso projeto se consumasse de fato. Nesta última etapa, o projeto contou com a colaboração de 26 monitores”. Outrossim, este momento foi marcadopela apresentação de slides que pontuavam toda a trajetória do projeto através textos escritos e imagéticos”, prossegui o professor José Hamilton Pereira com os informativos.

Já a última etapa do projeto, teve como tema ‘A presença da mulher nos Epitáfios’, e, “Explorar o gênero epitáfio como objeto de reflexão dos atos humanos e consequentemente, como um divisor de águas que, certamente, leva à mudança de postura para melhor, por remeterem às lembranças daquelas fases da vida em que, se o autor e/ou eu lírico e até o leitor pudessem, voltariam no tempo para reviverem tudo de novo ou refazerem tudo diferente em forma de remissão (pedidos de desculpas/ e ou perdão), de arrependimentos,  enfim, de retorno ao passado”,afirmou o professor Hamilton.

Foto: Vinicius Reis

Foto: Vinicius Reis

Na oportunidade, o cantor e palestrante Merilson Souza, como os palestrantes anteriores, foi aplaudido de pé, cantou e presenciou a exposição de textos pelos alunos. De forma interativa, Merilsonfoi sabatinado pelo alunado, contando detalhes biográficos seus, como o fato de ter nascido em 08 de junho de 1993; de ser filho de agricultores; de ter vivido até os 18 anos na Fazenda Lameiro da Pedra – Santaluz – BA, juntamente com seus pais Tomaz Bispo dos Santos e Leonaide Souza dos Santos e mais cinco irmãos. Além do interessante informativo de ser o 13º dos de 17 filhos do seu pai (os 11 anteriores são do primeiro casamento do seu pai). O palestrante contou, ainda, que desde cedo trabalhou na lavoura sisaleira e no corte de lenha, contribuindo com os pais para o sustento da família e que desde criança, tinha o sonho de cantar. Aos 15 anos adquiriu seu primeiro violão. No ano de 2011(já com18 anos) apresentou uma de suas primeiras composições no Festival Anual de Canção Estudantil (FACE), no Colégio Estadual José Leitão (onde concluiu o Ensino Médio).  A partir daí, começou a fazer apresentações musicais em barezinhos. No ano de 2012, Merilsonpassou a morar na sede de Santaluz, onde começou a trabalhar na construção civil e lançou o seu primeiro CD. Em 2016,seguiu carreira solo. 2017 foi o seu ano de realizações: o músico lançou seu primeiro CD solo, com duas músicas autorais ‘Desilusão’ e ‘Overdose de paixão’, como também, o seu primeiro clipe com música autoral, intitulado por ‘Desfaz as malas’. Hoje, Merilson Souza tem uma agenda de, em média, 15 shows por mês, fora as festas beneficentes (que são eventos que muito o realizam).

Ao refletir sobre o tema da palestra ‘A presença da mulher nos epitáfios’, falou Merilson Souza: “Epitáfio e mulher é o casamento mais perfeito. Vejo a mulher como a base de tudo. Ela ocupou e vem ocupando o seu espaço na sociedade e está presente em todo meio, principalmente na vida de um homem. A Mulher é um ser maravilhoso que ilumina os dias de todos, pois há sempre a uma mulher presente em nossas vidas, seja ela mãe, irmã, amiga, namorada… enfim, até mesmo uma colega que quando parte ou a distância nos separa, deixa uma imensa saudade. Resumindo: Mulher é fonte de inspiração para tudo”. Já sobre a relevância do projeto pedagógico ‘Produzindo Literaturas’, expôs Merilson: “Quero parabenizar o professor Hamilton pela grande iniciativa de criar esse projeto que vem trazendo aos alunos um incentivo maior pelos estudos, aumentando a relação de cada um com a literatura e proporcionando uma nova visão acerca dos estudos. Esse projeto deveria ser adotado em todas as escolas, porque dá liberdade de o aluno se expressar e de se envolver mais com o meio escolar”.

Foto: Vinicius Reis

Foto: Vinicius Reis

O ponto alto da culminância foi o foco pré-final, ocasião em que, de forma sucinta, foram mostrados os resultados do projeto através de homenagens feitas aos palestrantes de cada fase com textos de autoria dos alunos (motivados pelo tipo de literatura de cada etapa):  apesar de não ter marcado presença, a escritora Bianca Araújo foi homenageada pela aluna Raquel Ribeiro (da 1ª série A, vespertino), com o texto  ‘Escritora menina’; a aluna Milaine Leite (da 3ª série B, vespertino)  dedicou o texto ‘Tributo a Nelci Cruz’ para o escritor Nelci Cruz;o aluno Thierly Araújo(da 2ª série B, vespertino) reverenciou ao escritor Justino Nunes com o cordel ‘O gari’ e o músico Merilson Souza foi condecorado pelo aluno Jheison Ronald (da 1ª série E vespertino), com o texto ‘Epitáfio para Merilson’. Após, cada membro da mesa e cada palestrante das três fases (exceto Bianca) deixou as suas impressões acerca do projeto ‘Produzindo Literaturas’, sempre parabenizando ao professor Hamilton pela iniciativa de primar pela melhoria da qualidade educacional da comunidade luzense.

Foto: Vinicius Reis

Foto: Vinicius Reis

Doravante, o palestrante destaque, o músico Merilson Souza fez as suas considerações finais, recheadas de agradecimentos e dando dicas a todos aqueles que sonham em seguir a carreira de músico, quer seja como compositor(a), cantor(a) ou tocando algum instrumento. O músico parabenizou ao professor Hamilton por, também, priorizá-lo (visto que, segundo Merilson, o artista da terra nem sempre é tão bem aceito) e por ter socializado a sua vida e obra, como também, abiografia dos demais palestrantesnum âmbito tão consistente como a escola. Enfim, professor Hamilton deu o evento como encerrado e entre aplausos, todos os autores presentes, carinhosamente, atenderam aos anseios do alunado, passando para as sessões de fotos, abraços e afagos.

Deixo o seu comentário

comentário(s)

6 respostas para “Santaluz: Colégio José Leitão culmina a fase final do projeto ‘Produzindo Literaturas’”

  • ELTON MACHADO says:

    PARABÉNS A ESCOLA PELO O EVENTO E O TEMA ABORDADO. FICO FELIZ DE VER UM FUTURO BRILHANTE AO CANTOR MERILSON SOUZA,COM UMA HISTORIA DE SUPERAÇÃO,DEIXANDO ONDE PASSA SEU TALENTO COM EXCELENTE MUSICA.
    DESEJO MUITO SUCESSOOOOO!
    ESTÁ DE PARABÉNS !

  • REINA REIS says:

    Projeto lindíssimo. Mostra que a educação, realmente é levada a sério. Professor Hamilton e Merilson estão de parabéns. Realmente, a culminância foi linda.

    Aproveito para parabenizar os palestrantes das etapas anteriores: Bianca Araújo, Nelci Cruz e Justino Nunes que muito acrescentaram com suas fontes de Saberes.

    Parabéns a todos!

  • Thierly says:

    Melhor projeto luzense

  • francielly santos says:

    Professor,
    Desde de já quero le parabenizar pelos projetos realizado.
    Eu já participei e foi uma experiência muito maravilhosa
    Que o senhor possa te abençoa cada vez mas é mas.

  • Kadine Reis says:

    PARABÉNS PROFESSOR PELO PROJETO!

  • Merilson Souza says:

    Quero agradecer o professor Hamilton por essa oportunidade de fazer parte desse projeto e em geral todos que fizeram o projeto acontecer.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia