WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Santaluz: Colégio José Leitão marca início de projeto ‘Literaturas Luzenses’ com a Magia da Poesia

coró1

Evento aconteceu no auditório do Colégio José Leitão.

Nesta quarta-feira (20), o Colégio Estadual José Leitão marcou o início da primeira etapa do projeto pedagógico “Literaturas Luzenses” com uma palestra ministrada pela escritora Anedy Belisário, com o tema “A magia da poesia”. O evento aconteceu no auditório da instituição, por volta da 15h45 e foi ministrado pelo professor Hamilton, idealizador e aplicador do projeto.

A culminância foi prestigiada pelos alunos da primeira série do turno vespertino e do turno noturno, além de alunos de outras séries que são adeptos da prática pedagógica do professor-aplicador, de professores e de ex-alunos adeptos desta prática do professor. De acordo com o professor Hamilton, o projeto Literaturas Luzenses surge da “falta de estudos e, valorização, de fato, para com as obras literárias de autoria de luzenses (locais) ” e objetiva, no geral, “Oportunizar ao aluno o estudo acerca das obras literárias de autoria luzense (locais), bem como a apropriação ao acervo de informações e saberes nelas contidos, já que estudos de sondagem mostram que o alunado está bem a par dos autores clássicos e renomados e pouquíssimo dos autores da terra”.

coró

Professores prestigiando o evento.

O professor Hamilton acrescenta que “o projeto será desenvolvido através de oficinas literárias que serão aplicadas em quatro etapas concomitantes com as unidades escolares: 1ª) A Literatura Poética de Anedy Belisário, com as obras “Reunindo palavras em poesia”, “Palavra de uma mulher sobre o amor” e “Minha terra Minha cidade”; 2ª) A Literatura Cristã de Rondinelly Rios, com a obra “Pão Diário”; 3ª) A Literatura Prosáica de Tayane Sanschri, com a obra “Estação das Flores”; e 4ª) A Literatura Musical de Junnior Nunes, com a obra em CD, “Primeiro Beijo”. Na verdade, o projeto traz uma variedade de literaturas que certamente, atingirá a todos os públicos e gostos.

Dessa forma, todos os autores locais estão sendo prestigiados, de acordo com a etapa e categoria privilegiada neste projeto, visto que apesar de a pesquisa de mestrado do aplicador ter apontado que a comunidade luzense pouco conhece da literatura de autoria local, em Santaluz  existe um grande acervo de literaturas – inclusive de alunos-escritores, como é o caso de Milaine Leite (Poesia – segunda série C, vespertino) e Thierly Oliveira (Poesia – primeira série C, vespertino) dentre outros autores, no geral, que, porventura fugirem ao conhecimento do aplicador, mas que serão acrescentados aos estudos que concretizarão este projeto, com a ajuda de toda a comunidade escolar, inclusive dos pais atuantes – já que todo projeto pedagógico é flexível, isto é passível de acréscimos.

No que tange à metodologia, Hamilton a sintetiza como “o estudo das biografias e a produção de textos similares às tessituras dos autores luzenses envolvidos no projeto”, bem como “a conscientização da necessidade do desenvolvimento do olhar positivo acerca da dinâmica da monitoria – com a colaboração de três monitores dentre os estudantes de cada classe-, totalizando 21 alunos-monitores para auxiliarem na execução do projeto”. Como forma de estreitar as relações interpessoais entre o professor idealizador, alunos e autores carros-chefes do projeto, foram criados grupos no WhatsApp, espaços onde cada escritor interage com o alunado e socializa suas obras, textos publicados e textos inéditos. Um dos pontos relevantes do projeto, será o fornecimento de certificados de 120 horas aos participantes das oficinas.

coró3

O profesor Hamilton e a escritora Anedy Belisário.

A palestrante Anedy Belisário, poetisa luzense, além de suas publicações, socializa também suas tessituras em meios eletrônicos, como os blogs: Any, a poetisa, Anedy Belisário (Poetisa Luzense) e Recanto das Letras. Anedy também publica em outros meios, a exemplo, o Twitter, Facebook e WhatsApp. Para a palestrante, “A importância do estudo de escritores luzenses se dá pelo fato de poder demonstrar o valor da arte local, ao mesmo tempo que faz esse escritor conhecido e respeitado para um público estudantil. Além de incentivar e motivar os alunos à arte literária”. Anedy, diz ainda que tem a esperança que na comunidade luzense e principalmente nas escolas “[…] haja mais trabalhos voltados para projetos como este do professor Hamilton. Oficinas literárias, gincanas de leitura, o presentear com livros, bibliotecas abertas ainda que de forma itinerante, incentivo à leitura por prazer e usar os recursos eletrônicos e tecnológicos para aplicar e divulgar leitura”.

Ao ser questionada acerca da ‘valorização do escritor luzense’, Milaine Leite, aluna-poetisa, expôs a seguinte colocação: “Não acho que o escritor luzense é valorizado de verdade, pois não tem o apoio e respeito que merecia ter, principalmente da escola. Esse apoio é essencial para que todos nós, escritores, nos sintamos motivados a fazer o que mais gostamos, que é escrever para o público apreciar” e acrescenta: “Nunca tive o prazer de ter o contato físico com um livro de um escritor de Santaluz. Agora vou buscar esta possibilidade por mim mesma, pois os mesmos não são muito conhecidos. Agora, uma das minhas metas é me aprofundar em leituras de autores luzenses”.

O aluno-poeta Thierly Oliveira disse que “É um prazer está participando de um projeto pedagógico que valoriza os escritores da terra. Tenho o maior orgulho em comentar com os amigos que estou participando deste projeto, porque gostei muito da proposta”. Em se tratando da sua ‘fonte de inspiração’ para compor seus poemas, Thierly desvenda que busca motivação “no ar que respira, no ar livre, nas palavras belas, na natureza, em Deus e em sua família”, já que seus poemas falam sobre a vida e sobre a humanidade, abrangendo a importância do equilíbrio, dos estudantes, dos professores, como também incentivando aos que não se interessam pela escola a respeitar o valor dos estudos.

coró2

Monitores que auxiliaram na aplicação do projeto.

A palestra se consumou com exposições feitas pela escritora Anedy, acerca da sua trajetória enquanto poetisa. Nesse ínterim, os ouvintes, essencialmente os estudantes envolvidos no projeto, com uma postura peculiar a de acadêmicos, interessadíssimos, documentaram as cenas do evento, tanto com anotações, quanto com gravações de áudios e de vídeos, com o auxílio de um grande número de aparelhos celulares utilizados no ambiente. Dando continuidade, os monitores sorteados para este momento (dentre os alunos) sabatinaram a entrevistada que respondeu, também, sobre a sua opção pela poesia, como se dá a escolha do título de cada livro, os empecilhos para quem sonha em publicar um livro e ter reconhecimento e deu dicas para as pessoas que sonham em se tornar escritoras. Na oportunidade, dez alunos-monitores fizeram recital e leitura de textos e/ou fragmentos de obras de diversos autores luzenses e da palestrante. Educando pelo exemplo, o professor Hamilton também recitou um poema que escreveu quando tinha 14 anos. Por fim, a palestrante Anedy Belisário recitou algumas das suas poesias, fez suas considerações finais e, após os agradecimentos feitos pelo professor Hamilton, o evento foi encerrado com os ouvintes aplaudindo a palestrante de pé em gratidão à sua intensa colaboração.

Redação Notícias de Santaluz

2 respostas para “Santaluz: Colégio José Leitão marca início de projeto ‘Literaturas Luzenses’ com a Magia da Poesia”

  • Maria Luz disse:

    Palestra simplesmente maravilhosa , pretendo acompanhar as próximas etapas!
    Parabéns professor Anedy , pelos seus trabalhos maravilhosos. Professor Hamilton , como sempre arrasando em seus projetos , para despertar em seus alunos a vontade de aprender e de , aprimorar-se mais ainda , para quem busca um aprendizado além do que se ver na escola , é claro!
    Beijos!

  • Matheus Nascimento disse:

    Amei a palestra, Parabéns professor Hamilton e Anedy pelo excelente trabalho.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia