sam0031

II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais do Ceep reuniu projetos de baixo custo com objetivo de beneficiar os pequenos agricultores do Território do Sisal

O Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (Ceep), localizado no município de Santa Luz, promoveu, até esta sexta-feira (6), a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais. O evento reuniu projetos de baixo custo com objetivo de beneficiar os pequenos agricultores do Território do Sisal. Os estudantes do curso técnico em Agropecuária construíram um larvário, utilizado para o cultivo de larvas, que são ricas em proteínas e possibilitam acelerar o crescimento das aves, diminuindo o custo de produção para o pequeno agricultor. Os larvários podem ser de vários tipos e, nesse experimento, foi utilizado um recipiente de plástico. Outra pesquisa do curso técnico em Agropecuária “Produção e o beneficiamento de ração para pequenos rebanhos dos produtores da agricultura familiar” contou com a participação do estudante José Neures Vagner, de 22 anos, e de outros colegas, orientados pelo professor Robenilson Gomes da Silva Sena, da disciplina Agricultura Rural.

sam0037

Eles fizeram um levantamento das plantas nativas da caatinga para saber quais eram usadas nos períodos de seca, a exemplo do pau-de–rato, juazeiro, mandacaru, palma forrageira e gliricídia. O público degustou iguarias do sertão,  preparadas por alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética, à base de cacto, a exemplo de pizzas, escondidinho e cocadas. A turma do curso técnico em Cooperativismo explicou procedimentos necessários para abrir uma cooperativa e, também, relatou a importância das cooperativas no Território do Sisal. Já os futuros técnicos em Administração, apresentaram o projeto “Administração Service e qualidade de vida”, que reúne uma série de ações voltadas para o cuidado com a saúde de profissionais, seja em instituições públicas ou privadas.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)