WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Santaluz: gestão Zenonzinho entrega barragem e quadra poliesportiva na região do Lajedinho

_LUC1504

Foto: Lucas Miranda

Em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (15), no povoado de Lajedinho, o prefeito de Santaluz, Zenon Nunes da Silva Filho (PSD), acompanhado do vice-prefeito Roudillys Rios (PSD), dos ex-prefeitos Donga e Júnior do Max, e dos vereadores Miraldo Sena (PDT), Manoel de Lea (PSD) e Branco (PSD), inaugurou duas importantes obras na comunidade. 

_LUC1333

Foto: Lucas Miranda

A primeira a ser entregue foi uma barragem com capacidade para armazenar mais de 20 milhões de metros cúbicos de água. Serão centenas de famílias da região de Lajedinho, Barreirinho, Laje, Curral Novo, Boa Sorte, Gameleira, Penedo, entre outras, diretamente beneficiadas com a obra, que foi construída pela Prefeitura em parceria com o governo federal, por meio do Projeto Novas Tecnologias para Convivência com o Semiárido, e com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal). 

_LUC1284

Foto: Lucas Miranda

Para o agricultor Hildebrando Pereira Gomes a nova barragem vai transformar a vida da comunidade. “Passamos décadas dependendo da água distribuída pelos caminhões-pipa da prefeitura e do exército, mas de uns anos pra cá as coisas melhoraram e agora já temos a nossa própria água, e de qualidade. A gente esperava por isso há muito tempo. Para nós, isso é uma riqueza. Estamos muito felizes”, comemorou. Seu Quintino José dos Santos, de 92 anos, morador mais antigo da comunidade, disse que concorda. “Com a barragem nova, a nossa vida vai ser melhor. Quando eu vim morar aqui, na década de 1940, tinha que caminhar mais de uma légua pra buscar água, principalmente nos períodos de seca, e foi assim por muito tempo. Agora, eu, meus filhos e meus netos temos água boa com fartura para realizar as atividades e para o nosso consumo.”

_LUC1248

Foto: Lucas Miranda

Para o prefeito Zenonzinho, a barragem do Lajedinho é resultado de todo o trabalho realizado pela Prefeitura para ampliar a infraestrutura dos sistemas existentes de abastecimento de água e para construir novos sistemas no município. “Garantir o acesso à água limpa e de qualidade aos moradores da zona rural sempre foi total prioridade da nossa gestão, um trabalho de valorização e de reconhecimento dos moradores do campo iniciado há mais de uma década por Júnior do Max, por isso a importância de ele estar presente aqui hoje. E ainda temos muito a fazer, pois entendemos que a construção de novas barragens, além da manutenção das que já existem, ajuda a minimizar os efeitos da estiagem que historicamente castiga o nosso povo”, afirma o prefeito.

_LUC1548

Foto: Lucas Miranda

Os moradores de Lajedinho também ganharam uma quadra poliesportiva. Com um aspecto moderno, a nova quadra conta com refletores, o que proporcionará aos esportistas da comunidade mais conforto na utilização do espaço durante a noite. E essa ideia agradou o jovem Jeanison Silva de Oliveira, que disse que a diversão agora não tem hora de acabar. “Antes, a gente batia o baba em um campinho de terra no fundo da comunidade, mas quando escurecia tínhamos que encerrar o jogo. Agora a pelada só vai acabar quando a gente não tiver mais fôlego”, comemorou.

_LUC1288

Foto: Lucas Miranda

3 respostas para “Santaluz: gestão Zenonzinho entrega barragem e quadra poliesportiva na região do Lajedinho”

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia