WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Acabe com a dengue


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Santaluz: movimentos sociais emitem nota de pesar pela morte de Rosana Trabuco

e31ee984-01a4-43c6-8bd5-777bb4eb4b15

Foto: Reprodução

Algumas associações, cooperativas e organizações comunitárias emitiram notas de pesar pela morte da líder sindical Rosania Trabuco de Souza, natural de Santaluz. A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES), onde Rosania atuou no período de 2009 a 2015 como diretora da Secretaria de Juventude afirmou que “Suas contribuições foram marcantes em prol dos direitos da Juventude, principalmente a juventude negra e do campo, essa foi sua principal bandeira desde que iniciou sua militância. Ainda deixou um legado na luta pelo cooperativismo e pelo direito das mulheres”. O Movimento de Organização Comunitária (MOC), onde Rosania atuava como colaboradora assessorando empreendimentos econômicos solidários em vários municípios dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, também expressou sentimento pelo falecimento da luzense, que de acordo com a organização deixa como legado “importantes contribuições nos debates de juventude, cooperativismo, luta das mulheres, empoderamento político e social”.

Ao lamentar a morte de Rosania, a Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais (COOPJER), ressaltou que ela “sempre esteve presente nas principais lutas pela garantia de direitos desde a sua infância”, tendo sido uma das idealizadoras da cooperativa e “apoiadora incondicional em todos os momentos”. “Os movimentos sociais perdem um ser notável, principalmente por sua alegria, por sua grandeza”, diz um dos trechos da nota emitida pela COOPJER. A Associação de Radiodifusão Comunitária Santa Luz FM também emitiu nota e ressaltou que “Rosania deixou a sua história de luta e de militância em defesa de grandes causas sociais. Uma jovem liderança que conquistou o respeito de profissionais e organizações de vários estados do país”. “Por ela não só um minuto, mas uma vida de silêncio”, finaliza a nota da Santa Luz FM. Rosania também atuou na União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), no Coletivo de Jovens e na Secretaria de Juventude do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santaluz, além de ter sido membra do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santaluz e do Coletivo Regional de Juventude e Participação Social.

Rosania morreu no fim da tarde desta quarta-feira (18), após um acidente automobilístico na BR-324, entre as cidades de Riachão do Jacuípe e Tanquinho (ver). Ele tinha 34 anos e mais de 18 dedicados à causas importantes como debates de juventude, cooperativismo, luta das mulheres, fortalecimento da economia solídária e agricultura familiar, e empoderamento político e social. O velório acontece na tarde desta quinta-feira (19), no povoado de Pedra da Minação e o sepultamento será realizado no cemitério da região.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)

2 respostas para “Santaluz: movimentos sociais emitem nota de pesar pela morte de Rosana Trabuco”

  • Gean medrado says:

    Tudo é mutável, tudo aparece e desaparece; só pode haver a bem-aventurada paz quando se puder escapar da agonia da vida e da morte. “Rosana Trabuco” Uma profissional pela luta dos direitos Sociais, ‪#‎ABRACAVA_AS_CAUSAS_SOCIAIS na MOC – Movimento de Organização Comunitária, aprendi muito sobre liderança social com essa pessoa; Sem palavras pra descreve o último acontecimento, uma pessoa maravilhosa a nossa conselheira que colocava a turma nos eixos, que sempre nos fazia ri tornava os momentos tristes nos mais alegres.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia