Share Button
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/Ascom PMS

A população de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, compareceu em peso na noite desta sexta-feira (21) para acompanhar a inauguração da nova Praça de Alimentação do município e conferir a beleza exuberante do equipamento que já é considerado um dos maiores projetos de arquitetura moderna da cidade.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

A obra executada pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura, é resultado de um investimento de R$ 691 mil, com recursos próprios.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Inserida no programa de requalificação urbana da área central de Santaluz, a Praça de Alimentação que recebeu o nome do ex-prefeito Antônio Carlos Dias dispõe de oito quiosques com espaço amplo; estacionamento; oito banheiros – feminino e masculino; sistema de iluminação com lâmpadas de LED instaladas em postes de design atualizado; paisagismo, com a colocação de grama e novas árvores, além das antigas que foram preservadas; rampas e sinalizadores nas calçadas para proporcionar acessibilidade às pessoas que precisam de cuidados especiais, como cadeirantes, deficientes visuais e idosos, entre outras melhorias.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

“Moro aqui há mais de 50 anos e, pela primeira vez, estou vendo uma obra dessa grandeza. Um espaço maravilhoso de integração, diferente de tudo o que a gente via por aqui. Está tudo beleza, parece praça de cidade grande”, comemora a aposentada Marina Moreira da Silva, de 74 anos. “É um espaço para que a população prestigie diariamente e cuide. Quem teve oportunidade de conhecer a antiga praça dos quiosques, sabe o quanto é importante o trabalho que foi feito aqui”, ressalta a filha de dona Marina, Edenilda Moreira da Silva, 53.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

O espaço conta também com equipamentos voltados para a prática de exercícios físicos e parquinho para a criançada se divertir, o que faz com que a praça seja mais do que o novo cartão postal da cidade.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

“Tá muito linda e bem diversificada, sem falar que a população vai ter um lugar para frequentar com opções para toda a família. Ficou charmoso demais andar por aqui”, brinca Cleilza Alves de Jesus, de 28 anos, que visitou a praça junto com o esposo Reginaldo, 30 anos, e os filhos Analice, 7, e Miguel, de 3 meses.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

A inauguração teve a presença da prefeita Quitéria Carneiro e os ex-prefeitos Júnior do Max e Donga, dos secretários Wellington Goes, da Infraestrutura; Aline Cunha, da Assistência Social; Jamile Sena, da Saúde; Maria Lucineide, da Educação e Roberto, de Finanças, além de Tereza e Tânia Dias, filhas do ex-prefeito homenageado, Antônio Carlos Dias.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

“Realizamos a obra com uma infraestrutura moderna, com a retirada dos trailers de lanche que deram lugar aos quiosques padronizados, além de urbanização e instalação de diversos equipamentos e iluminação mais eficiente. Foi preciso remover toda a estrutura antiga e requalificar toda a praça. Nosso pedido é que a população cuide e zele desse espaço, que é um patrimônio do povo luzense”, afirma a prefeita Quitéria, que durante o ato ainda assinou ordem de serviço no valor de R$ 332 mil para a reforma na praça do povoado de Algodões e anunciou a pavimentação em asfalto que contempla 10 mil metros, no entorno da nova Praça de Alimentação interligando com o Largo do Tanque Grande.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

As obras fazem parte de um projeto de requalificação urbana que está sendo executado por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da cidade. Intervenções como as que envolveram o alargamento da praça Coronel José Leitão interligando com o Largo do Tanque Grande, nos dois lados, e da rua Rosendo Lopes, já estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos, bem como tornando mais confortável a mobilidade por vias importantes do município. Em breve deve ser entregue à população a nova Praça da Bíblia, e inaugurada oficialmente a que fica em frente a igreja católica, que também foi requalificada. “A cada entrega, eu me sinto realizada, porque são melhorias que beneficiam o povo”, ressalta a prefeita Quitéria.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)