DSC_0002

Evento aconteceu na AABB | Foto: Notícias de Santaluz

Aconteceu na manhã desta terça-feira (5) em Santaluz, o lançamento do livro “OURO? OURO! A construção do Brasil brasileiro”, do escritor e publicitário mineiro, Chico Bastos. O evento foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A iniciativa, aprovada pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio exclusivo da Yamana Gold, mineradora canadense que atua em Santaluz.

A publicação traz relatos valiosos sobre o ciclo do ouro no Brasil por meio de uma abordagem inovadora, que remonta às técnicas de mineração do Império Romano e que, após muitos séculos, foram trazidas pelos portugueses para a região de Vila Rica, que hoje corresponde a Ouro Preto, fazendo uma leitura bastante curiosa desta importante era da história do nosso país.

“Sou de Ouro Preto, em Minas Gerias, uma cidade muito ligada ao ouro, portanto, sempre tive a curiosidade de conhecer mais esta história, cheia de mitos. O Brasil nasceu de situação que tinha tudo para dar errado, mas tornou-se um país maravilhoso. A saga do ouro permitiu a grande diversidade racial que temos em nosso país, é muito bom poder contar essa história para as pessoas”, afirmou Chico Bastos.

Além do livro, o evento incluiu a exposição “O Ouro no Brasil, Ontem e Hoje”, composta de 24 painéis, cujo público-alvo são os alunos das escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental.

DSC_0020

Escritor doou exemplares do livro para serem usados na Biblioteca Municipal | Foto: Notícias de Santaluz

Durante o evento foram doados a Secretaria Municipal de Educação 10 exemplares do livro, além dos painéis usados na exposição. O material ficará disponível aos alunos na Biblioteca do Município, situada na Praça do Saber.

“Os painéis resumem a história do livro e serve de apoio nas aulas. Com o material, os professores terão uma linha de orientação pedagógica e poderão desenvolver o assunto, através dos livros que ficarão disponíveis na biblioteca municipal”, disse Chico Bastos.

Ao final do evento foi servido um Coffee Break.

Redação Notícias de Santaluz

*Ver mais fotos

Deixo o seu comentário

comentário(s)